Médicos cubanos participam de reunião com Prefeito e demonstram interesse em permanecerem no Programa

Eles compareceram à Prefeitura para saber como fica a situação deles depois da saída de Cuba do programa.

Três dos quatro médicos cubanos participaram de uma reunião com o Prefeito José Eustáquio.

Três dos quatro médicos cubanos que trabalham em Patos de Minas pelo Programa Mais Médicos participaram de uma reunião com o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves. Eles compareceram à Prefeitura para saber como fica a situação deles depois da saída de Cuba do programa.

De acordo com o Prefeito, ainda não há nenhuma orientação oficial do Ministério da Saúde em relação aos médicos cubanos e que eles deveriam continuar em seus postos de saúde, prestando os serviços de saúde à população.

O médico Osiris Herrera Lopes atua desde março de 2014 na Unidade de Saúde do Bairro Jardim Paulistano. Já a médica Kátia Clara Cintra Tornes faz parte da Equipe do PSF 22 que atende distritos como Areado, Bom Sucesso e Major Porto e comunidades como Ranchinho, Vertentes, Firmes, cabeceira do Areado, Cabeceira do Chumbo, Moreiras, horizonte Alegre, Santa maria. Ela também chegou em 2014. O médico cubano Alfonso Leonardo Reys atua no posto de saúde o bairro Jardim Esperança também chegou a Patos na mesma época que os outros dois. Eles conversaram com o Prefeito a respeito de sua permanência no programa, uma vez que os três constituíram família no Brasil. Apesar de não estar presente, a médica Ismaray Fuentes, que chegou ao Brasil em 2017 e atua na Unidade do Bairro Sebastião Amorim, foi representada pelos colegas.

De acordo com o Prefeito, como o Programa Mais Médicos é federal, precisa haver uma definição do Ministério da Saúde sobre como ficarão os casos daqueles médicos que já têm família no país. Ele também aguarda o posicionamento quanto a questão do exame revalida, prova que certifica os médicos estrangeiros e dá direito a eles de atuarem no Brasil de forma legal. “Lamentamos essa situação e esperamos que seja feito o melhor para todos, para que não só os médicos cubanos, mas os pacientes atendidos por eles não fiquem prejudicados”, ressaltou o prefeito.

O Ministério da Saúde publicou, nesta terça-feira (20), o Edital nº 18, de 19 de Novembro de 2018 - Adesão de Médicos ao Programa de Provisão de Médicos do Ministério da Saúde - Projeto Mais Médicos para o Brasil. Confira o Edital. No documento, as quatro vagas que eram ocupadas pelos médicos cubanos constam para preenchimento.

Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Sobrevivente de grave acidente com dois mortos na BR 365 é levado de avião para Alagoas

Veja mais

Ciclista morre em grave acidente com caminhão no chamado Trevo da Escola Agrícola

Veja mais

Garis que trabalham na coleta de lixo fazem dancinha e desejam feliz natal

Veja mais

Transforme Seu Sorriso com a OrthoDontic: A Melhor Ortodontia para Você

Veja mais

Depois de amanhecerem de torneiras vazias, moradores recebem água escura em Patos de Minas

Veja mais

Após perseguição alucinante, PM recupera motocicleta furtada e prende condutor, em Patos de Minas

Veja mais