Medicina Veterinária e Fisioterapia da FPM lançam Projeto Equoterapia: Ensino e Inclusão

O desenvolvimento do projeto beneficiará os alunos dos referidos cursos bem como a comunidade que necessita desse serviço.

O projeto está sendo desenvolvido pelos alunos de Fisioterapia e Medicina Veterinária da FPM.

Os estudantes dos cursos de Fisioterapia e Medicina Veterinária da FPM terão a chance de aprender contribuindo com a saúde dos patenses. O Projeto Equoterapia: Ensino e Inclusão terá o objetivo de prestar serviços à comunidade e também possibilitar aos acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e Fisioterapia conhecimentos e experiências relacionadas às técnicas da Equoterapia, atividade que utiliza o cavalo como agente promotor de ganhos físicos e psíquicos.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da FPM, para possibilitar o projeto, um convênio foi firmado entre a Faculdade Patos de Minas (FPM) e a APAE. O desenvolvimento do projeto beneficiará os alunos dos referidos cursos bem como a comunidade que necessita desse tratamento.

O projeto será mediado pelas professoras Ana Carolina N. Matos e Ana Caroline Marafon. As coordenadoras informaram que, durante as atividades, os alunos vivenciam diversas práticas relacionadas ao método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Elas ressaltaram que a atividade exige o uso de todas as partes do corpo, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

Os alunos do curso de Medicina Veterinária (FPM), nesse projeto, se encarregam da sanidade e bem estar dos cavalos utilizados na terapia. As coordenadoras contaram que o acompanhamento médico veterinário é realizado semanalmente.

Fonte: Ascom FPM

Últimas Notícias

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais

Atleta patense de apenas 14 anos se destaca em competição internacional de vôlei

Veja mais

Batida frontal entre veículos de passeio deixa um morto e pelo menos três feridos na BR 365, em Patrocínio

Veja mais