Mato, fogo e buracos: motoristas enfrentam adversidades na BR 365

O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre-DNIT- abriu uma licitação para recuperar a via nesse trecho.

Os motoristas que transitam pela BR 365, no trecho que abrange as cidades de Varjão de Minas, Patos de Minas e Patrocínio, não estão tendo vida fácil. A pavimentação está precária, há mato às margens da pista e até fogo e fumaça precisam enfrentar. O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre-DNIT- abriu uma licitação para recuperar a via nesse trecho.

O Patos Hoje vem recebendo denúncias sobre os problemas da BR 365. Com a deterioração do asfalto, buracos se formaram em alguns pontos e os motoristas devem redobrar os cuidados. Próximo a Patrocínio, foi preciso colocar cones para sinalizar a existência de buracos e assim evitar acidentes.

Motoristas alertam que a situação pode ficar ainda pior se nada for feito até as próximas chuvas. Em várias partes desse trecho da rodovia federal, o mais usado pelos motoristas de Patos de Minas, a deterioração do asfalto é visível com rachaduras e camadas de asfalto sendo arrancadas.

E os problemas não param por aí. O mato alto às margens da via além de prejudicar a visibilidade dos motoristas em alguns pontos, também encobre as placas de sinalização que ficam às margens da pista. Se não bastasse isso, o mato alto potencializa os incêndios às margens da pista, fato flagrado pela reportagem nessa quinta-feira (14). Nesse caso, a fumaça dificulta a visão dos condutores e aumenta os riscos de acidentes.

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, pretende terceirizar o trecho de Patrocínio a Uberlândia, tendo o edital já sido publicado, devendo o leilão acontecer no dia 8 de agosto. O trecho de Patos de Minas a Patrocínio não foi incluído no leilão, mas o edital garante que a empresa ou consórcio vencedor possa pedir a concessão do trecho que liga esse trecho (Patrocínio a Patos de Minas). As praças de pedágio foram mantidas e deverão ser instaladas em Uberlândia e em Patrocínio. A maioria da população é contra a terceirização visto que vai haver pedágios de R$10,40 e as melhorias para os motoristas não serão tão favoráveis. Muitos entendem que é uma forma diferente de aumentar os impostos para a população pagar.

O Patos Hoje entrou em contato com o DNIT e recebeu a resposta de que o órgão vai recuperar a rodovia no trecho que abrange Varjão de Minas, Patos de Minas e Patrocínio, no entanto não há prazo para que isso aconteça. “Em relação aos seus questionamentos, o DNIT informa que se encontra em andamento processo de licitação visando a contratação de empresa para execução dos trabalhos de recuperação da pista e controle da vegetação neste trecho da BR-365/MG. Encerrados os trâmites administrativos, os serviços serão iniciados”, concluiu o DNIT.

A BR-365 é uma importante rodovia diagonal federal brasileira que liga as regiões Nordeste - Centro Oeste. A BR-365 liga três cidades importantes de Minas Gerais: Montes Claros, Uberlândia e Patos de Minas, além de ligar Uberlândia a BR-364 (divisa de Minas Gerais e Goiás), rumo a Mato Grosso.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais