Mato, fogo e buracos: motoristas enfrentam adversidades na BR 365

O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre-DNIT- abriu uma licitação para recuperar a via nesse trecho.

Os motoristas que transitam pela BR 365, no trecho que abrange as cidades de Varjão de Minas, Patos de Minas e Patrocínio, não estão tendo vida fácil. A pavimentação está precária, há mato às margens da pista e até fogo e fumaça precisam enfrentar. O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre-DNIT- abriu uma licitação para recuperar a via nesse trecho.

O Patos Hoje vem recebendo denúncias sobre os problemas da BR 365. Com a deterioração do asfalto, buracos se formaram em alguns pontos e os motoristas devem redobrar os cuidados. Próximo a Patrocínio, foi preciso colocar cones para sinalizar a existência de buracos e assim evitar acidentes.

Motoristas alertam que a situação pode ficar ainda pior se nada for feito até as próximas chuvas. Em várias partes desse trecho da rodovia federal, o mais usado pelos motoristas de Patos de Minas, a deterioração do asfalto é visível com rachaduras e camadas de asfalto sendo arrancadas.

E os problemas não param por aí. O mato alto às margens da via além de prejudicar a visibilidade dos motoristas em alguns pontos, também encobre as placas de sinalização que ficam às margens da pista. Se não bastasse isso, o mato alto potencializa os incêndios às margens da pista, fato flagrado pela reportagem nessa quinta-feira (14). Nesse caso, a fumaça dificulta a visão dos condutores e aumenta os riscos de acidentes.

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, pretende terceirizar o trecho de Patrocínio a Uberlândia, tendo o edital já sido publicado, devendo o leilão acontecer no dia 8 de agosto. O trecho de Patos de Minas a Patrocínio não foi incluído no leilão, mas o edital garante que a empresa ou consórcio vencedor possa pedir a concessão do trecho que liga esse trecho (Patrocínio a Patos de Minas). As praças de pedágio foram mantidas e deverão ser instaladas em Uberlândia e em Patrocínio. A maioria da população é contra a terceirização visto que vai haver pedágios de R$10,40 e as melhorias para os motoristas não serão tão favoráveis. Muitos entendem que é uma forma diferente de aumentar os impostos para a população pagar.

O Patos Hoje entrou em contato com o DNIT e recebeu a resposta de que o órgão vai recuperar a rodovia no trecho que abrange Varjão de Minas, Patos de Minas e Patrocínio, no entanto não há prazo para que isso aconteça. “Em relação aos seus questionamentos, o DNIT informa que se encontra em andamento processo de licitação visando a contratação de empresa para execução dos trabalhos de recuperação da pista e controle da vegetação neste trecho da BR-365/MG. Encerrados os trâmites administrativos, os serviços serão iniciados”, concluiu o DNIT.

A BR-365 é uma importante rodovia diagonal federal brasileira que liga as regiões Nordeste - Centro Oeste. A BR-365 liga três cidades importantes de Minas Gerais: Montes Claros, Uberlândia e Patos de Minas, além de ligar Uberlândia a BR-364 (divisa de Minas Gerais e Goiás), rumo a Mato Grosso.

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