☰
✕

Mata do Catingueiro volta a arder em chamas e revolta moradores em Patos de Minas

Focos de incêndio foram vistos em vários pontos do parque.

O incêndio aconteceu no inicio da noite deste domingo (19).

A Mata do Catingueiro, que atualmente é um Parque Municipal, voltou a arder em chamas nesse domingo (19). As chamas chegaram até as copas das árvores e moradores se revoltaram com a queimada. Focos de incêndio foram vistos em vários pontos do parque. Uma moradora gravou um vídeo mostrando toda a indignação com a ação que pode ter sido criminosa. O Corpo de Bombeiros estima que 20 hectares da mata tenham sido queimados.

A Mata do Catingueiro é dividida em duas áreas e conta atualmente com cerca de 35 hectares. Além de destruir as árvores e toda a flora existente na reserva, o fogo acaba por matar diversas espécies de animais e aves existentes no local. O Patos Hoje já mostrou a presença de uma família inteira de macacos que moram no parque.

De acordo com moradores, a Mata do Catingueiro passou todo o domingo dominada pelas chamas. O grande incêndio tomou conta do parque ambiental. Moradores afirmam que o incêndio foi criminoso e cobram mais proteção por parte do município. Segundo o presidente do Codema, os estragos serão incalculáveis.

O Corpo de Bombeiros permanceu no local durante toda a tarde, mas não conseguiu debelar as chamas. Moradores registraram em vídeos o fogo tomando conta de toda a mata e o sentimento de tristeza foi se misturando com o de abandono. De acordo com o morador João Silva Souza, o fogo começou logo no início da tarde e continuou durante a noite. Em entrevista a Morgana Martins, o morador cobrou a presença do Corpo de Bombeiros e das autoridades para que algo pudesse ser feito.

A professora Mara Porto denunciou o descaso com a reserva. Ele afirmou que o fogo se alastrou pelos quatro cantos da mata, o que indica que o incêndio pode ter sido criminoso. Segundo ela, ano passado os moradores fizeram o plantio de 450 mudas de árvores para tentar iniciar um processo de reflorestamento e que o poder público não ofereceu nenhum tipo de auxílio como o manejo ou manutenção. A Professora ainda disse que o incêndio da mata pode ter sido causado por pessoas com a intenção de promover a urbanização do local, o que ela mesma salienta ser impossível.

A fala da professora foi confirmada pelo Presidente do Codema, Ivanildo Alves Zica, segundo ele, não é possível urbanizar o local visto que se trata de um parque municipal. Ivanildo ainda disse que ia estragos do incêndio serão incalculáveis. "Esse fogo vai matar muitos animais como quatis, pássaros, cobras, gambás e outros seres vivos que faziam da mata do Catingueiro o seu habitat".

E a situação se tornou ainda mais complexa devido a uma combinação de fatores. A unidade baixa, vegetação de mato alto, seco e densa, ventos e focos em vários pontos dificultaram muito o combate ao incêndio que foi de grandes proporções.

Últimas Notícias

Matheus Simões publica direito de resposta concedido pela Justiça Eleitoral a Luís Eduardo Falcão; veja

Veja mais

Motorista perde controle em pista escorregadia e caminhão tomba na BR352, em Patos de Minas

Veja mais

Patos de Minas deve ter chuva e risco de tempestades, especialmente no domingo de eleições

Veja mais

Prefeitura de Patos de Minas coloca 22 imóveis públicos para venda em leilão online

Veja mais

Imagens mostram motociclista sendo arremessado violentamente dentro de padaria após batida com carro

Veja mais

Homem ameaça “estripar” sobrinhos em prédio no Centro de Patos de Minas

Veja mais