Marias Artesãs saem do Memorial do Milho e ganham espaço no prédio do antigo Fórum
Durante a pandemia, as artesãs produziram suas peças em suas residências, agora retornam os trabalhos de forma presencial.
A associação cultural "Marias Artesãs" que funcionou por muitos anos da Casa da Cultura do Milho no Parque de Exposições em Patos de Minas, agora ocupará novo espaço para a realização de oficinas, confecção de trabalhos artesanais e a comercialização de seus produtos, em espaço nas dependências do prédio do antigo Fórum. Durante a pandemia, as artesãs produziram suas peças em suas residências, agora retornam os trabalhos de forma presencial.
A entidade reúne dezenas de senhoras que produzem a arte utilizando como matéria prima, principalmente a palha de milho, capim e folhas secas, na confecção de peças e objetos alusivos á história de ícones religiosos e símbolos da cultura patense, como bonecas de palha, bailarinas, tropeiros de Minas, presépios, oratórios e guirlandas, santa ceia, reis magos, peças decorativas, flores e figuras ligadas à natureza, ao meio ambiente e aos costumes do meio urbano e rural.
Segundo a artista plástica e presidente da associação Marialda Coury, há muito tempo que havia uma necessidade de maior espaço para o aprimoramento de projetos artísticos e oficinas culturais das "Marias Artesãs", e com um lugar central irá proporcionar mais visibilidade da exposição e comercialização dos produtos feitos pelas artistas patenses.
Segundo Marialda Coury, só no mês de agosto foram confeccionadas mais de 500 flores feitos com a palha seca de milho e assim, a necessidade de ampliação de espaço para o melhor acondicionamento e exposição dos produtos artesanais. Além da palha e do capim, as artistas aproveitam também muita coisa dispersada pela natureza, como folhas secas, cipós, cabaças, pinhões, estipes e pedaços de galhos caídos das árvores. Ou seja, um modo de reciclagem artística que transforma simples objetos em peças artesanais e culturais.
A associação cultural "Marias Artesãs" conhecida também carinhosamente como "Marias da Palha", existe há 20 anos em Patos de Minas e agora, funcionará no prédio histórico do antigo Fórum, espaço onde abriga também o Procon e a Secretária Municipal de Educação (Semed), órgãos administrativos da Prefeitura de Patos de Minas.
As peças confeccionadas pela associação "Marias Artesãs" são objetos muito procurados e adquiridos por turistas e muitos desses produtos são levados para outras cidades do Brasil e até exportados para outros países, divulgando assim a nossa arte patense.
História: Em 2023 o projeto “Marias Artesãs” completará 20 anos de existência. Tudo começou em 2002 com a fiação de algodão e, de lá pra cá, o grupo ficou conhecido pelas belíssimas produções em palha de milho, fibra de bananeira e fibra de coqueiro. Após a pandemia, as Marias agora retornam gradativamente as as suas atividades para confeccionar seus objetos, que são comercializados posteriormente em feiras e exposições em Patos de Minas e em evento culturais do Brasil.
Para mais informações acesse as redes sociais da entidade pelo facebook: Marias Artesãs e pelo instagram: Marias Artesas Marias da Palha / Centro de Artesanato.