Marias Artesãs saem do Memorial do Milho e ganham espaço no prédio do antigo Fórum

Durante a pandemia, as artesãs produziram suas peças em suas residências, agora retornam os trabalhos de forma presencial.

A associação cultural "Marias Artesãs" que funcionou por muitos anos da Casa da Cultura do Milho no Parque de Exposições em Patos de Minas, agora ocupará novo espaço para a realização de oficinas, confecção de trabalhos artesanais e a comercialização de seus produtos, em espaço nas dependências do prédio do antigo Fórum. Durante a pandemia, as artesãs produziram suas peças em suas residências, agora retornam os trabalhos de forma presencial.

A entidade reúne dezenas de senhoras que produzem a arte utilizando como matéria prima, principalmente a palha de milho, capim e folhas secas, na confecção de peças e objetos alusivos á história de ícones religiosos e símbolos da cultura patense, como bonecas de palha, bailarinas, tropeiros de Minas, presépios, oratórios e guirlandas, santa ceia, reis magos, peças decorativas, flores e figuras ligadas à natureza, ao meio ambiente e aos costumes do meio urbano e rural.

Segundo a artista plástica e presidente da associação Marialda Coury, há muito tempo que havia uma necessidade de maior espaço para o aprimoramento de projetos artísticos e oficinas culturais das "Marias Artesãs", e com um lugar central irá proporcionar mais visibilidade da exposição e comercialização dos produtos feitos pelas artistas patenses.

Segundo Marialda Coury, só no mês de agosto foram confeccionadas mais de 500 flores feitos com a palha seca de milho e assim, a necessidade de ampliação de espaço para o melhor acondicionamento e exposição dos produtos artesanais. Além da palha e do capim, as artistas aproveitam também muita coisa dispersada pela natureza, como folhas secas, cipós, cabaças, pinhões, estipes e pedaços de galhos caídos das árvores. Ou seja, um modo de reciclagem artística que transforma simples objetos em peças artesanais e culturais.

A associação cultural "Marias Artesãs" conhecida também carinhosamente como "Marias da Palha", existe há 20 anos em Patos de Minas e agora, funcionará no prédio histórico do antigo Fórum, espaço onde abriga também o Procon e a Secretária Municipal de Educação (Semed), órgãos administrativos da Prefeitura de Patos de Minas.

As peças confeccionadas pela associação "Marias Artesãs" são objetos muito procurados e adquiridos por turistas e muitos desses produtos são levados para outras cidades do Brasil e até exportados para outros países, divulgando assim a nossa arte patense.

História: Em 2023 o projeto “Marias Artesãs” completará 20 anos de existência. Tudo começou em 2002 com a fiação de algodão e, de lá pra cá, o grupo ficou conhecido pelas belíssimas produções em palha de milho, fibra de bananeira e fibra de coqueiro. Após a pandemia, as Marias agora retornam gradativamente as as suas atividades para confeccionar seus objetos, que são comercializados posteriormente em feiras e exposições em Patos de Minas e em evento culturais do Brasil.

Para mais informações acesse as redes sociais da entidade pelo facebook: Marias Artesãs e pelo instagram: Marias Artesas Marias da Palha / Centro de Artesanato.

Últimas Notícias

Veículo destruído pelas chamas no bairro Sorriso foi incendiado por dois homens de forma criminosa

Veja mais

Motorista fica ferido após bater em caminhão, em mais uma acidente na BR 365

Veja mais

Motorista de 50 anos morre preso às ferragens em batida frontal na BR 365

Veja mais

Enciumada, jovem pega a arma do ex-namorado e dispara contra ele; os dois acabaram presos

Veja mais

Ilhas temáticas de comidas e bebidas, mais de 50 garçons: o que o Réveillon Viva está preparando

Veja mais

Veículos batem de frente na MG 188, em Vazante e deixam três pessoas feridas

Veja mais