Máquinas da Prefeitura são flagradas trabalhando em fazenda particular

São pelo menos cinco caminhões, uma patrol e uma retroescavadeira trabalhando a todo vapor.


A denúncia que chegou ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e à Câmara Municipal foi confirmada pelo Patos Hoje na manhã desta terça-feira (06).
Caminhões e máquinas da Prefeitura Municipal de Patos de Minas trabalham desde a manhã de segunda-feira (05) fazendo melhorias em uma propriedade particular, enquanto moradores da zona rural sofrem com a falta de estradas. A denúncia que chegou ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e à Câmara Municipal foi confirmada pelo Patos Hoje na manhã desta terça-feira (06).

São pelo menos cinco caminhões, uma patrol e uma retroescavadeira trabalhando a todo vapor. As equipes da prefeitura retiram o material de uma cascalheira que fica às margens da MGC 354, a poucos quilômetros da cidade, e levam para a propriedade particular. A área da fazenda usada para confinar o gado é que está recebendo as melhorias. Da rodovia é possível ver as máquinas da Prefeitura em meio aos animais.

A denúncia partiu de um produtor rural indignado com as condições das estradas vicinais. “Enquanto a gente sofre para andar nessas estradas, as máquinas da Prefeitura são empenhadas para beneficiar um único produtor”, reclamou. A fazenda, segundo a denúncia, pertence a Hamilton Porto, irmão do ex-senador e vice-presidente da CEMIG, Arlindo Porto.

Além disso, a retirada do cascalho causa prejuízos ao meio ambiente. A cascalheira fica logo abaixo da Mata do Catingueiro, área de preservação que os órgãos ambientais tentam manter a todo custo. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Ivanildo Alves Zica, para retirar cascalho do local seria necessário uma autorização de órgão competente, o que não existe.

A denúncia deverá ser levada ao Ministério Público do Meio Ambiente e à Polícia Militar de Meio Ambiente. O presidente do CODEMA esteve no local e disse que vai pedir a interdição da área e o embargo das atividades para garantir a proteção da Mata do Catingueiro.

Nossa produção entrou em contato com o secretário municipal de infraestrutura, Nelson Nogueira e foi orientada a procurar a assessoria de comunicação da Prefeitura. Até o fechamento da reportagem, no entanto, nenhum esclarecimento por parte da Administração Municipal havia sido emitido.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais