Maia e Toffoli defendem respeito às instituições e harmonia entre os Poderes

“Criar tensão institucional não ajuda o país a evoluir. Somos nós, autoridades, que temos de dar o exemplo de respeito às instituições"

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez nesta quarta-feira uma defesa da democracia e afirmou que as autoridades precisam dar o exemplo de respeito às instituições.

“Criar tensão institucional não ajuda o país a evoluir. Somos nós, autoridades, que temos de dar o exemplo de respeito às instituições e à ordem constitucional. O Brasil precisa de paz e responsabilidade para progredir”, disse Maia no Twitter.

A declaração foi feito depois de o jornal O Estado de S. Paulo noticiar que Bolsonaro enviou ao menos dois vídeos pelo Whatsapp que convocam a população a ir às ruas em 15 de março em defesa do governo e contra o Congresso.

Maia afirmou no Twitter que “só a democracia é capaz de absorver sem violência as diferenças da sociedade e unir a nação pelo diálogo”.

“Acima de tudo e de todos está o respeito às instituições democráticas”, acrescentou o deputado.

Também sem citar diretamente Bolsonaro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, disse que sociedades livres dependem de instituições sólidas para manterem sua integridade e defendeu a harmonia entre os Poderes.

“Não existe democracia sem um Parlamento atuante, um Judiciário independente e um Executivo já legitimado pelo voto”, afirmou Toffoli.

“O Brasil não pode conviver com um clima de disputa permanente. É preciso paz para construir o futuro. A convivência harmônica entre todos é o que constrói uma grande nação.”

Nesta quarta-feira, Bolsonaro afirmou na sua conta no Facebook que usa o Whatsapp apenas para trocar mensagens pessoais e de forma reservada com poucas dezenas de amigos, e que qualquer “ilação” fora desse contexto é tentativa de tumultuar a República.

Fonte: Reuters

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais