Livro mostra trajetória centenária do artista patense Vicente Nepomuceno

A obra mostra a extensa trajetória de Vicente, desde seu nascimento na Fazenda Cedro, em Areado.

Há quase 20 anos a pesquisadora e diretora da Fundação Casa da Cultura do Milho, Marialda Coury, despertou o desejo de eternizar a história de um artista que se destacava pelos múltiplos talentos desenvolvidos em Patos de Minas e em toda região, por onde passou.

Vicente Nempomuceno é artista plástico, restaurador, decorador, pintor, escultor, alegorista, cenógrafo, figurinista, ator e diretor de teatro e, agora, personagem real do livro “Vicente Nepomuceno O Artista Maior 100 Anos”.

A obra mostra a extensa trajetória de Vicente, desde seu nascimento na Fazenda Cedro, em Areado. A história do artista na Fenamilho tem destaque com os mais de 200 carros alegóricos confeccionados durante 40 anos.

No trabalho de carros alegóricos, Nepomuceno desenvolveu grande parte de seu talento e de sua criatividade. E foi no esforço por transformar o milho em matéria-prima para a arte que o alegorista conseguiu praticamente dar uma nova dimensão e um novo significado tanto para a Festa, quanto para o próprio milho usado nas confecções artísticas. O milho e a palha serviram para tudo: motivações de alegoria, matéria-prima para preenchimento do espaço alegórico, ornamentação, e por fim, pesquisa de seus significados históricos e de sua produção agrícola na região e no mundo. Em muitos de seus carros alegóricos, o milho se destacou como uma espécie de motivo para a celebração artística de sua produção agrícola.

A autora Marialda Coury, buscou nos acervos, nas cidades onde Vicente morou e na família dele, todas as informações necessárias para montar o álbum de fotografia que guardará na memória os trabalhos realizados pelo artista patense desde 1961 até 2002. “Comecei a colocar ideias na cabeça para iniciar esse grande projeto. Tive o privilégio de conhecer Vicente Nepomuceno jovem, uma figura ímpar, de grande encanto, caráter e simplicidade. Mas, desde o princípio sabia que não seria fácil recolher tanta coisa e então, eu e meus companheiros, fomos em busca desses ricos tesouros.”, completou.

Diante de tantos feitos, agora que o artista celebra 100 anos de vida, parece justo rever a totalidade de seu trabalho, analisar a sua história e buscar as motivações de sua arte. As comemorações começaram na Festa Nacional do Milho 2014, com muitas homenagens e exposições.

Recentemente também foi lançado o selo personalizado em homenagem aos 100 anos . “Vicente Nepomuceno passou mais da metade de sua vida se dedicando ao Sindicato Rural e colocando nossas rainhas e princesas do milho lá no alto, por isso fico feliz com todas essas homenagens mais que merecidas.”, disse o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Elhon Cruvinel Borges.

Finalizando as comemorações do centenário, na próxima quinta-feira, 25 de setembro, acontecerá o lançamento do mais importante tributo pago ao trabalho desenvolvido pelo homenageado: o livro “Vicente Nepomuceno O Artista Maior 100 Anos”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas

Últimas Notícias

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais

Homem de 33 anos acaba preso ao misturar clonazepam com crack e ameaçar de morte a própria mãe

Veja mais

Garis escoram monte de lixo em carro estacionado e deixa proprietário indignado

Veja mais

Após receber denúncia anônima, Polícia Militar encontra casa usada para o tráfico de drogas

Veja mais

Acusados de assassinar produtor que vivia ameaçado são alvos de megaoperação em Patos de Minas

Veja mais