Livro digital mostra aves do Sertãozinho e revela a riqueza da fauna nativa de Patos de Minas

A obra é de grande relevância para a ciência e a conservação da biodiversidade local.

A fauna nativa de Patos de Minas está retratada em um livro digital lançado durante a Semana do Meio Ambiente. O e-book foi produzido por quatro fotógrafos da natureza patenses, incluindo dois biólogos e mostra toda a beleza das aves que habitam a região de Sertãozinho.  A obra é de grande relevância para a ciência e a conservação da biodiversidade local.

O trabalho de pesquisa que resultou na produção do livro digital foi realizado no período de agosto de 2017 a maio de 2021 por Adriano Lima Silveira, Lawrence Rabelo de Almeida, Isabela de Lima Avelar Moura e José Onício Rosa da Silva. É a primeira vez que a fauna nativa de Patos de Minas é retratada em livro.

A obra traz o levantamento das aves silvestres ocorrentes no Campo Experimental Sertãozinho e corresponde à primeira publicação abordando a avifauna dos enclaves de Mata Atlântica do município. “O Sertãozinho possui remanescentes de Mata Atlântica, fato desconhecido da maioria dos patenses”, explicou o biólogo e pesquisador doutor Adriano Silveira.

Os autores utilizaram o método de busca ativa livre, sendo obtidos registros por fotografia, observação direta e audição e gravação de vocalizações. Eles registraram 146 espécies de aves, pertencentes a 44 famílias e 20 ordens. Desta diversidade, a obra traz fotografias de 115 espécies. “Registrou-se uma expressiva riqueza de aves, no entanto, espera-se a ocorrência local de mais espécies, de modo que o presente levantamento tem caráter preliminar”, informou Adriano.

A maior parte da avifauna registrada é generalista. Segundo os autores, apresentam maior relevância para a conservação o mutum-de-penacho e a arara-canindé, espécies oficialmente ameaçadas de extinção em Minas Gerais, respectivamente categorizadas como Em Perigo e Vulnerável; e também o papagaio-galego, o soldadinho, o chorozinho-de-bico-comprido e o cisqueiro-do-rio, espécies endêmicas do Cerrado.

O estudo vem contribuir com o conhecimento da fauna de Patos de Minas e com a divulgação e valorização de suas aves. O livro está disponível em https://bioticafauna.wixsite.com/aves-sertaozinho e pode ser baixado gratuitamente.

Últimas Notícias

Homem é preso ao ser gravado furtando câmera de segurança em Patos de Minas

Veja mais

Mais que diversão, Mês das Crianças do Sicoob Credicopa vai destinar dinheiro para entidades

Veja mais

Polícia monta cerco e prende trio suspeito de furtos e arrombamentos em Patos de Minas

Veja mais

Homem que furtou TV da própria mãe no Bairro Alto Caiçaras é preso pelo PM

Veja mais

Discussão por causa de cuscuz e celular escondido termina com casal na delegacia

Veja mais

Novo presidente da Santa Casa de Patos de Minas destaca desafios e o futuro do hospital

Veja mais