Livro destaca beleza e importância de patrimônios materiais e imateriais tombados em Patos de Minas

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal elaborou um livro com a lista de vários patrimônios materiais e imateriais presentes na nossa cidade.

Às vezes na correria do dia a dia, entre um afazer e outro, acaba que nós nem prestamos atenção nas riquezas oferecidas por Patos de Minas. Nos detalhes de cada rua, cada prédio, cada casa e cada manifestação cultural. Não é novidade para ninguém que a capital do milho é extremamente rica culturalmente, mas você já se perguntou qual a história por trás de cada canto? Pensando nisso, a Prefeitura Municipal elaborou um livro com a lista de vários patrimônios materiais e imateriais presentes na nossa cidade.

A obra foi produzida pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer por meio da Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural. Ao todo, são 29 bens contemplados no livro, 23 materiais como a Casa de Olegário Maciel, a Avenida Getúlio Vargas e a Catedral de Santo Antônio de Pádua e seis manifestações imateriais como Folia de Reis, Congadas e Capoeira.

Exposto de forma bastante viva, nas fotos de Lívio Soares, o livro traz consigo uma carga enorme de emoção e de histórias contadas que irão servir para pesquisas futuras ou para uma simples admiração e contemplação das belezas patenses. De acordo com os responsáveis, neste primeiro momento, o livro atenderá principalmente as instituições de ensino. Exemplares estão sendo distribuídos para todas as escolas públicas e privadas do município, faculdades e bibliotecas.

O Secretário de Cultura, Ivan Rosa parabenizou a produção do livro e disse que Patos de Minas merece ser lembrada por essas riquezas e muito mais. “Nossa cidade é um celeiro cultural que escreve diuturnamente histórias e legados de um povo que eleva suas raízes e realiza cultura como marcas em suas vidas”. O prefeito Luís Eduardo Falcão ressaltou a importância de se valorizar o patrimônio cultural. “O Patrimônio Cultural corresponde à herança de um povo, sua valorização contribui para a preservação de sua memória e da sua cultura, conferindo-lhe identidade e distinção.

Quem desejar saber mais a respeito do livro também poderá encontra-lo à disposição na Biblioteca João XXlll.

Últimas Notícias

Cerca de 44 toneladas de donativos sairão de Patos de Minas com destino a Brasília nesta sexta-feira

Veja mais

Diarista faz postagem em grupo de condomínio ofendendo ex-patroa e deve responder criminalmente

Veja mais

Motorista bêbado que atropelou motociclistas continua preso e vai responder por dois crimes

Veja mais

As mais belas orquídeas para presentear no Dia das Mães estão no Orquidário Flores do Lago

Veja mais

Segundo mutirão de microchipagem será realizado no sábado, na USF Nova Floresta

Veja mais

Prefeitura anuncia acordo com a Copasa e assinatura do aditivo será ainda nesta tarde

Veja mais