Liberação de saques do FGTS será anunciada na próxima quarta, diz Onyx

O ministro da Fazenda, Paulo Guedes, afirmou que o valor seria de 42 bilhões de reais.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta quinta-feira que a nova liberação de saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço será apresentada na próxima quarta, e que a medida não terá impacto no financiamento de casas populares.

O Palácio do Planalto planejava divulgar a liberação de recursos no evento de comemoração de 200 dias de governo, mas não se chegou a um modelo final sobre o que e quanto poderia ser liberado.

“O que queremos garantir é que não vai haver prejuízo para fontes de financiamento para casas populares”, disse Onyx ao final da cerimônia de 200 dias.

O governo falava inicialmente em uma liberação em torno de 30 bilhões de reais. Em entrevista ao jornal Valor Econômico na última terça-feira, o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, afirmou que o valor seria de 42 bilhões de reais. Na entrevista, Onyx —que se reuniu nesta quinta com Guedes e tratou do tema— falou apenas em “mais de 21 bilhões de reais”.

Os valores alarmaram o setor da construção civil, que tem seu financiamento baseado principalmente nos recursos do FGTS. Em nota, o vice-presidente de Habitação Popular do SinduCon-SP, Ronaldo Cury, afirmou que a liberação de depósitos do FGTS para fomentar o consumo poderá colocar em risco a sustentabilidade do fundo no longo prazo.

O governo, no entanto, vê a medida como uma oportunidade de dar uma injeção de ânimo na economia e conseguir recuperar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) até o final deste ano. A estimativa de expansão do PIB em 2019 está em 0,81%.

Fonte: Agência Reuters

Últimas Notícias

Casal sai à procura de suspeito de invadir loja e mulher acaba presa com arma furtada em Patos de Minas

Veja mais

Último réu por execução a mando de organização criminosa em Patos de Minas é condenado a mais de 28 anos

Veja mais

Chamada de vídeo entre o cantor Gusttavo Lima, Cleitinho e Falcão agita bastidores da política mineira

Veja mais

Homem é indiciado por maus-tratos após agredir cachorro com pedaço de madeira em Rio Paranaíba

Veja mais

Ambulante que chamou operador de caixa de aleijado responderá criminalmente em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso após ameaçar idosa com tijolo para cobrar dívida de R$ 40 em Patos de Minas

Veja mais