Leitos de UTI que eram exclusivos para a Covid-19 ficam disponíveis para pacientes em geral

Desde o dia 25 de fevereiro, esses novos leitos estão incorporados à Rede de Atenção à Saúde.

Quase 600 novos leitos de UTI foram criados em Minas Gerais para atender os pacientes de Covid-19 durante a pandemia. Com o avanço da vacinação e a redução dos casos e das internações em todo o Estado, o Governo de Minas decidiu desmobilizar os leitos que eram destinados exclusivamente à Covid-19. Desde o dia 25 de fevereiro, esses novos leitos estão incorporados à Rede de Atenção à Saúde.

Isso significa que a saúde em geral terá mais leitos de UTI para atender os pacientes que necessitem de internação em Unidade de Terapia Intensiva. Na região de Patos de Minas, foram criados leitos de UTI para Covid-19 nos municípios de João Pinheiro, Paracatu e Unaí (9 leitos em cada) e 10 leitos no Hospital Regional Antônio Dias.

Esses municípios poderão manter os leitos de UTI Covid-19 para atendimento da população em geral, com financiamento pelo SUS, mas pra isso precisarão atender as normas da Vigilância Sanitária. O prazo para que os municípios se adequem às normas vai até o mês de junho.

No Hospital Regional Antônio Dias, a manutenção dos 10 novos leitos de UTI, que eram exclusivos para Covid-19 e que passarão a integrar a Rede de Atenção à Saúde, depende da FHEMIG. Mantidos, eles vão mais que dobrar o número de leitos de UTI existentes na Unidade de Saúde que é referência para toda a região. Antes da pandemia, o Hospital Regional possuía apenas 9 leitos de UTI.

Mesmo com a desmobilização dos leitos de UTI Covid-19, os pacientes que testarem positivo e precisarem de internação não vão ficar desassistidos. Os hospitais deverão buscar meios de receber os pacientes, preferencialmente em leitos isolados.

Últimas Notícias

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais

Coreto Municipal completa 40 anos como símbolo da cultura e da memória de Patos de Minas

Veja mais

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais