Lei vai definir critérios para o preenchimento de vagas em creches em Patos de Minas

A proposta já passou por analise das comissões e deverá ser levado à votação na próxima reunião ordinária do legislativo.

Uma Lei de 2013 já regulamenta o preenchimento de vagas nas Escolas de Educação Infantil.

Um  Projeto de Lei encaminhado pelo Poder Executivo para a aprovação dos vereadores estabelece critérios para o preenchimento de vagas em Centros de Educação Infantil em Patos de Minas. Famílias carentes terão prioridade. A proposta já passou por analise das comissões e deverá ser levado à votação na próxima reunião ordinária do legislativo.

Uma Lei de 2013 já regulamenta o preenchimento de vagas nas Escolas de Educação Infantil. A nova proposta, no entanto, propõe uma adequação com critérios mais claros para a destinação das vagas. A Lei também prevê a criação de uma comissão para avaliar os pedidos de vagas. A definição obedecerá prioritariamente a seguinte ordem de critérios:

I - crianças pertencentes a famílias cadastradas no CADÚNICO, beneficiárias de Programas Sociais de transferência de renda do Governo Federal;

II – crianças pertencentes às famílias cadastradas no CADÚNICO para Programas Sociais do Governo Federal, com renda per capita de até 1⁄2 salário mínimo;

III – crianças pertencentes a famílias em risco pessoal e social, de acordo com estudos e/ou pareceres dos profissionais dos órgãos de proteção dos CRAS, CREAS e Conselho Tutelar;

IV – crianças pertencentes a famílias cujos pais ou responsáveis, comprovadamente, trabalhem fora do lar;

V – crianças com a menor idade.

Patos de Minas possui 14 Centros de Educação Infantil na zona urbana e quatro na zona rural. São cerca de 1.800 vagas para crianças de seis meses a 3 anos e 11 meses de idade e uma fila de espera que, segundo a Secretaria Municipal de Educação, passa de 500 crianças. Com a aprovação da lei, o órgão quer tornar mais justo o processo de destinação das vagas.

As listagens atualizadas mensalmente, constando a classificação das crianças que aguardam vagas nas creches permanecerão disponíveis para consulta pública no Portal da Transparência do Município no decorrer do ano. A cobrança de matrículas é proibida, mas o candidato deverá comprovar os dados apresentados.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais