☰
✕

Lei do mototáxi é sancionada, mas serviço ainda depende de regulametação

A prefeita Béia Savassi sancionou, na integra, a lei que estabelece normas para os serviços de mototáxi em Patos de Minas.

A prefeita Béia Savassi sancionou, na íntegra, a lei que estabelece normas para os serviços de mototáxi em Patos de Minas. A aprovação da lei na Câmara Municipal, no final do ano passado, gerou polêmica. Alguns vereadores defendiam uma discussão maior em torno da proposta e a realização de uma audiência pública para conhecer a opinião da população. Mas houve uma mobilização dos mototaxistas e o Projeto de Lei foi aprovado por todos os vereadores que estavam no plenário.

O PL, transformado em Lei Municipal nº 6.021, determina os direitos e deveres dos prestadores de serviço dessa área bem como dos usuários. A exploração do serviço só deve ser feita por empresas devidamente constituídas e por meio de concessão, a ser liberada de acordo com o número de habitantes do município, sendo uma empresa para casa 15 mil pessoas.

Cada empresa poderá manter entre 20 e 40 motocicletas, sendo que os veículos devem pertencer ao mototaxista credenciado ou ao próprio estabelecimento. Outra determinação da nova lei é quanto à idade mínima do prestador do serviço. Os motociclistas habilitados e credenciados devem ter, no mínimo, 21 anos de idade, e dois anos de experiência comprovada na carteira de habilitação.

As motos devem ser padronizadas, ter no máximo cinco anos de uso e potência de 125 a 250 cilindradas. Os mototaxistas também deverão ser identificados com coletes. Além disso, os profissionais usarão crachás com o nome da empresa, nome completo, fotografia atual, número do cadastro, RG, CPF e tipo sanguíneo.

As empresas de mototáxi também serão responsáveis por coordenar, identificar e capacitar os seus empregados, e ainda comprovar a existência de seguro de vida para motociclista e passageiro, com cobertura de valor idêntico ou maior que o valor do DPVAT para invalidez permanente ou morte.

Para o serviço funcionar de forma totalmente legal, falta agora, a prefeitura publicar um Decreto regulamentando a lei. Este decreto é que vai estabelecer as regras para o funcionamento dos mototáxis, a forma de cobrança e os preços das tarifas. Depois disso, a Prefeitura deverá abrir uma licitação para contratar as empresas. Com cerca de 140 mil habitantes, Patos de Minas poderá ter até 9 empresas de mototáxi.

De acordo com o presidente do Sindicato Regional dos Motociclistas Profissionais, Eliomar José Pereira, a expectativa é de que todo o processo seja concluído até o mês de maio, antes da Fenamilho.

Últimas Notícias

Copasa garante que abastecimento de água para bairros afetados será normalizado ainda hoje

Veja mais

Uma chance em 211 de ficar milionário! Bolão de 20 dezenas da Lotérica Silvano mira jogo da Lotofácil

Veja mais

Jovem confessa ter retirado placa de motocicleta e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Suspeito de agredir a ex-companheira grávida é preso com barras e tabletes de maconha em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso por furtar 3 quilos de carne em supermercado e depois jogar fora em Patos de Minas

Veja mais

Homem furta flor-do-deserto para trocar por drogas e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais