Lagoas formadas na enchente secam e milhares de peixes morrem ao longo do Rio Paranaíba

Mas a temporada de chuvas passou, o Rio Paranaíba voltou ao normal e sobraram as lagoas, que agora estão secando e deixando os peixes sem ter como sobreviver.


A cheia do Rio Paranaíba formou diversas lagoas nos arredores de Patos de Minas e muitas delas se encheram de peixes. Era época de piracema, período em que os peixes procuram lugares seguros para se reproduzirem. Mas a temporada de chuvas passou, o Rio Paranaíba voltou ao normal e sobraram as lagoas, que agora estão secando e deixando os peixes sem ter como sobreviver.

O ambientalista Elton Cebolinha gravou vídeos para mostrar o tamanho do problema. No lugar em que havia uma represa e que agora está sem água sobraram milhares de peixes mortos. A maioria é de pequeno porte, que deveria estar nas águas do Rio Paranaíba crescendo para se tornar alimento para a população ribeirinha.

Elton diz que encontrou peixes mortos de várias espécies, como Mandi, Curimba, Piau e até Dourado e também de vários tamanhos. “O pasto está branco de peixe morto que não deu tempo de acudir”, lamenta o ambientalista. Ele prevê que este problema ocorreu em outros pontos ao longo do Rio Paranaíba.

O dano ambiental reduz ainda mais a quantidade de peixes no Rio Paranaíba. Vai levar tempo para recuperar a mortandade de uma quantidade tão grande de peixes.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais