Lagoas formadas na enchente secam e milhares de peixes morrem ao longo do Rio Paranaíba

Mas a temporada de chuvas passou, o Rio Paranaíba voltou ao normal e sobraram as lagoas, que agora estão secando e deixando os peixes sem ter como sobreviver.


A cheia do Rio Paranaíba formou diversas lagoas nos arredores de Patos de Minas e muitas delas se encheram de peixes. Era época de piracema, período em que os peixes procuram lugares seguros para se reproduzirem. Mas a temporada de chuvas passou, o Rio Paranaíba voltou ao normal e sobraram as lagoas, que agora estão secando e deixando os peixes sem ter como sobreviver.

O ambientalista Elton Cebolinha gravou vídeos para mostrar o tamanho do problema. No lugar em que havia uma represa e que agora está sem água sobraram milhares de peixes mortos. A maioria é de pequeno porte, que deveria estar nas águas do Rio Paranaíba crescendo para se tornar alimento para a população ribeirinha.

Elton diz que encontrou peixes mortos de várias espécies, como Mandi, Curimba, Piau e até Dourado e também de vários tamanhos. “O pasto está branco de peixe morto que não deu tempo de acudir”, lamenta o ambientalista. Ele prevê que este problema ocorreu em outros pontos ao longo do Rio Paranaíba.

O dano ambiental reduz ainda mais a quantidade de peixes no Rio Paranaíba. Vai levar tempo para recuperar a mortandade de uma quantidade tão grande de peixes.

Últimas Notícias

Homem furta celular em veículo, mas acaba preso após rastreamento e imagens de câmeras de segurança

Veja mais

Condutor inabilitado bate em portão, foge do local e é preso com sintomas de embriaguez, em Patos de Minas

Veja mais

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Grave acidente na BR040 envolvendo carreta e dois carros tira a vida de médica de Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais