Lagoas formadas na enchente secam e milhares de peixes morrem ao longo do Rio Paranaíba

Mas a temporada de chuvas passou, o Rio Paranaíba voltou ao normal e sobraram as lagoas, que agora estão secando e deixando os peixes sem ter como sobreviver.


A cheia do Rio Paranaíba formou diversas lagoas nos arredores de Patos de Minas e muitas delas se encheram de peixes. Era época de piracema, período em que os peixes procuram lugares seguros para se reproduzirem. Mas a temporada de chuvas passou, o Rio Paranaíba voltou ao normal e sobraram as lagoas, que agora estão secando e deixando os peixes sem ter como sobreviver.

O ambientalista Elton Cebolinha gravou vídeos para mostrar o tamanho do problema. No lugar em que havia uma represa e que agora está sem água sobraram milhares de peixes mortos. A maioria é de pequeno porte, que deveria estar nas águas do Rio Paranaíba crescendo para se tornar alimento para a população ribeirinha.

Elton diz que encontrou peixes mortos de várias espécies, como Mandi, Curimba, Piau e até Dourado e também de vários tamanhos. “O pasto está branco de peixe morto que não deu tempo de acudir”, lamenta o ambientalista. Ele prevê que este problema ocorreu em outros pontos ao longo do Rio Paranaíba.

O dano ambiental reduz ainda mais a quantidade de peixes no Rio Paranaíba. Vai levar tempo para recuperar a mortandade de uma quantidade tão grande de peixes.

Últimas Notícias

Homem enche carrinho com 72 garrafas de Heineken, carnes e outros produtos, tenta sair sem pagar e acaba preso

Veja mais

Homem diz que descobriu traição, ameaça de morte a esposa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso após furtar capacete em motoneta e depois jogar fora em lote vago

Veja mais

Homem é preso em flagrante após ameaçar ex-companheira e causar danos a viatura em Patos de Minas

Veja mais

Caminhonete é arremessada e para tombada após ser atingida por Jeep na BR 352, em Arapuá

Veja mais

Idoso inabilitado avança parada, bate em ambulância do Samu e deixa três feridos, em Carmo do Paranaíba

Veja mais