Justiça Federal libera construção do Campus da UFU em Patos de Minas

O Conselho Universitário da UFU se reúne no próximo dia 18 para definir os próximos passos e acertar a retomada da obra.


Com relação à retomada dos investimentos para a construção do Campus, o juiz entendeu que não há proibição de edificação do campus.
A novela em torno da construção do Campus da UFU em Patos de Minas está perto do fim. A Justiça Federal liberou a doação do terreno na região dos 30 Paus e a construção do Campus na cidade de Patos de Minas. O Conselho Universitário da UFU se reúne no próximo dia 18 para definir os próximos passos e acertar a retomada da obra.

A decisão Judicial partiu de uma consulta feita pela procuradoria da Universidade Federal de Uberlândia à Justiça Federal. A reitoria da UFU estava preocupada, já que existe ação na justiça questionando o processo de doação do terreno na região dos 30 Paus, proibindo investimentos no local e, inclusive, estipulando multa no valor de R$ 2 milhões.

Em resposta à consulta feita pela procuradoria da UFU, o juiz federal Osmar Vaz de Mello da Fonseca Júnior destacou que o novo processo licitatório realizado para a escolha do terreno anula os efeitos da ação civil pública julgada anteriormente, já que o questionamento é referente ao processo de doação e não ao terreno doado. Com relação à retomada dos investimentos para a construção do Campus, o juiz entendeu que não há proibição de edificação do campus universitário em área cuja escolha decorra de novo processo licitatório.

“Configurar-se-ia irrazoável manter-se o impedimento de realização de obras na área, posto que a paralisação das benfeitorias e, por fim, a entrega definitiva do imóvel à Administração para a prestação eficiente dos serviços afetos à sua finalidade acarreta grave prejuízo à coletividade”, destacou o magistrado.

Para se ter uma ideia, a Prefeitura Municipal de Patos de Minas está investindo mais de R$ 700 mil na readequação de um prédio particular para as instalações de laboratórios para a Universidade Federal de Uberlândia. Se o Campus já tivesse sido construído, esses gastos não seriam necessários.

A decisão judicial será levada a reunião do Conselho Universitário da UFU marcada para o dia 18 de julho. Além de concluir o processo de doação do imóvel, o órgão deverá estabelecer prazos para retomar a construção do Campus da UFU em Patos de Minas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais