Justiça Federal inaugura CEJUSC e CEJURE em Patos de Minas

O presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney Oliveira, participou da cerimônia

A Subseção Judiciária de Patos de Minas sediou, na quinta-feira (10/7), a solenidade de instalação do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e do Centro de Justiça Restaurativa (CEJURE), com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney Oliveira, e demais autoridades. Durante o evento, foi realizado o descerramento da Placa de Memória Institucional, que homenageia a primeira composição do TRF6, instalado em 2022.


Na abertura da cerimônia, o presidente destacou a importância da ampliação do sistema multiportas no interior de Minas Gerais, alinhando a atuação da Justiça Federal à Agenda 2030 da ONU. “As novas unidades concretizam o compromisso com o acesso à justiça por meio de métodos autocompositivos, que favorecem a escuta, a pacificação e o protagonismo dos envolvidos”, afirmou.


O CEJUSC e o CEJURE de Patos de Minas somam-se a outras 17 unidades de conciliação e cinco de justiça restaurativa já em funcionamento na 6ª Região. Essas iniciativas integram a Política Judiciária Nacional para tratamento adequado de conflitos, conforme prevê a Resolução CNJ nº 125/2010. O município, que atende a 19 cidades da região, passa a contar agora com novos mecanismos de atendimento mais humanizado e resolutivo.


Durante a cerimônia, o juiz federal Gustavo Baião Vilela, diretor da subseção e coordenador das novas unidades, ressaltou a importância da iniciativa para a pacificação social. “A instalação do CEJUSC representa uma virada de chave para a cultura da conciliação. A Justiça precisa ser, antes de tudo, um espaço de escuta e de construção conjunta de soluções. Com o apoio da comunidade e dos demais atores do sistema de justiça, queremos consolidar em Patos de Minas um novo modelo de atendimento, baseado no diálogo e na cidadania.”


Localizada no Alto Paranaíba, Patos de Minas é reconhecida por sua força agropecuária e industrial. O município se destaca nacionalmente pela produção de leite, suinocultura e agroindústria, e figura entre os 25 maiores PIBs de Minas Gerais. Com mais de 130 anos de história, preserva raízes culturais marcantes — como a tradicional Festa Nacional do Milho — e apresenta elevados índices de qualidade de vida, com cobertura de esgoto superior a 98% da população e IDH de 0,765.


Além da relevância econômica, Patos de Minas tem forte presença na história do Judiciário brasileiro. Foi o berço do ministro Adhemar Ferreira Maciel, do Superior Tribunal de Justiça, e do senador Arlindo Porto — autor da primeira proposta de emenda constitucional voltada à criação de um Tribunal Regional Federal para Minas Gerais e articulador incansável pela instalação do TRF6 no estado. O município também abriga uma das sedes mais modernas e sustentáveis da Justiça Federal, com uso de energia fotovoltaica e reaproveitamento de água da chuva.


Durante a solenidade, foi descerrada a Placa de Memória Institucional do TRF6, instalada na sede da subseção. “Esse ato simboliza a maturidade da Justiça Federal em Minas Gerais e reafirma o elo entre o primeiro e o segundo graus de jurisdição”, destacou Vallisney Oliveira.


A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: o presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira; o desembargador federal Pedro Felipe Santos; o prefeito de Patos de Minas, Luiz Eduardo Falcão; o diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal José Carlos Machado Júnior; o diretor da subseção e coordenador do CEJUSC e CEJURE, juiz federal Gustavo Baião Vilela; o coordenador adjunto das unidades, juiz federal William Matheus Fogaça de Moraes; o juiz federal Osmane Antônio dos Santos, coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa, representando o desembargador federal Álvaro Ricardo de Souza Cruz, coordenador da Coordenadoria Regional de Solução Adequada de Controvérsias (Cojus); e o presidente da OAB Patos de Minas, Rafael Vinícius Normandia Cruz.

Fonte: Ascom TRF6

Últimas Notícias

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais