Justiça eleitoral reúne imprensa e realiza auditoria de urnas eletrônicas em Patos de Minas

Os responsáveis também explicaram a respeito do processo do voto e da biometria.

A justiça eleitoral realizou, na tarde desta terça-feira (20), uma auditoria das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições do dia 02 de outubro. A imprensa foi chamada para participar do processo e mostrar como as urnas eletrônicas funcionam desde o primeiro passo até a impressão do boletim de urna. Os responsáveis também explicaram a respeito do processo do voto e da biometria.

De acordo com a juíza eleitoral, Solange Borba Reimberg, o objetivo da auditoria é mostrar para a população que as urnas eletrônicas são extremamente seguras. “Contamos com o apoio de vocês para que a auditoria seja ampla e demonstre para a sociedade a confiabilidade do sistema eletrônico de votação” disse ela. Essa auditoria é uma novidade nestas eleições e tem por objetivo passar informações sobre a realização do teste de integridade das urnas eletrônicas e do teste de autenticidade dos sistemas eleitorais, que ocorrem no dia do pleito.


Foram abordados pontos como o aumento no número de urnas auditadas, a possibilidade de verificação de todas as etapas da preparação das urnas, o funcionamento dos programas utilizados entre outras questões. De acordo com o promotor eleitoral, José Carlos de Oliveira Campos Junior, não há registros de fraudes nas urnas eletrônicas desde que elas foram regulamentadas para votação, isso lá em 1996.

Ele disse ainda que as urnas possuem linguagem em braile e fones de ouvido para auxiliar portadores de condições especiais. Além disso, outra novidade é que o mesário terá acesso ao passo que o eleitor está na urna. “O mesário, não saberá em quem a pessoa está votando, mas saberá em que passo ela está na urna se no momento está votando para deputado, governador, senador ou presidente” disse ele.


A expectativa é de que as eleições ocorram com tranquilidade independente de segundo turno ou não. Os responsáveis ressaltam a importância do voto e das pessoas se conscientizarem em relação as colinhas no momento da votação. Este ano, não será permitido levar aparelho celular para a urna eletrônica.

Últimas Notícias

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais

Após agressão de garoto à mãe, psicóloga orienta pais como controlar uso da internet pelos filhos

Veja mais

A Orthodontic Patos de Minas convida população para o primeiro “Dia do Aparelho Invisível”

Veja mais

Homem de 41 anos é assassinado a tiros no bairro Jardim Esperança, em Patos de Minas

Veja mais

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais