Justiça determina que Prefeitura cumpra medidas do Plano Minas Consciente em cinco dias

A Administração Municipal tem 5 dias para cumprir a ordem

A decisão judicial foi publicada na tarde desta terça-feira (16)

Decisão judicial publicada no final da tarde terça-feira (16) determina que a Prefeitura de Patos de Minas cumpra as determinações do Plano Minas Consciente. A Administração Municipal tem cinco dias para cumprir a ordem expedida pelo juiz Marcus Caminhas Fasciani. Por outro lado, a decisão permite que a Prefeitura desista de participar do plano estadual de enfrentamento à Covid-19.

A decisão judicial é referente à Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Minas Gerais, que questiona a Administração Municipal pelo não cumprimento das normas estabelecidas pelo Plano Minas Consciente do Governo do Estado. Como a região Noroeste, da qual Patos de Minas faz parte, regrediu para a “Onda Verde” apenas os servidores essenciais deveriam estar funcionando, mas o Comitê Municipal decidiu manter o comércio funcionando.

O Ministério Público ressaltou ainda na Ação Civil Pública o número reduzido de leitos de UTI no Hospital Regional, apenas 10 para atender a uma população de mais de 700 mil habitantes de 33 municípios. Além do pedido de liminar para que a Administração Municipal cumprisse as recomendações do Plano Minas Consciente, o Ministério Público também pediu para que a Prefeitura fosse proibida de abandonar o Plano Estadual.

Os pedidos do Ministério Público foram atendidos em parte. O juiz Marcus Caminhas Fasciani determinou que a Administração Municipal cumpra o que está estabelecido no Plano Minas Consciente, mas também reconheceu a autonomia do chefe do executivo municipal para desistir de fazer parte do Plano. A Prefeitura tem cinco dias para tomar a decisão.

Se a determinação da Justiça for acatada, a Administração Municipal terá que fechar boa parte do comércio novamente. O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves já havia adiantado ao Patos Hoje que recorreria em caso de decisão desfavorável ao município.

Veja a decisão na íntegra!

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais