Justiça determina internação compulsória de mulher em situação de rua em Patos de Minas

A decisão, assinada pelo juiz Paulo Sérgio Vidal, impõe ao Município de Patos de Minas o dever de indicar, providenciar e custear a internação da requerida em instituição ou unidade adequada no prazo máximo de cinco dias.

A Justiça deferiu liminar determinando a internação compulsória de uma mulher, moradora em situação de rua, após pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A decisão, assinada pelo juiz Paulo Sérgio Vidal, impõe ao Município de Patos de Minas o dever de indicar, providenciar e custear a internação da requerida em instituição ou unidade adequada no prazo máximo de cinco dias.

A medida foi tomada após a apresentação de relatório médico que atestou o grave estado de saúde mental dela, relatando tentativas frustradas de alternativas à internação. Segundo a decisão, a mulher apresenta transtornos psicológicos que colocam em risco sua integridade física e a de terceiros, justificando a intervenção judicial urgente.

De acordo com o Ministério Público, a paciente é uma pessoa com prejuízo cognitivo significativo, que vive perambulando pelas ruas da cidade sempre maltrapilha, suja por fezes e urina, colocando-se em situação de risco em razão de sua agressividade

Na decisão, o magistrado ressaltou que “a saúde é direito de todos e dever do Estado” conforme previsto na Constituição Federal, e que “é dever do Estado zelar pela saúde de pobres e indigentes, assegurando-lhes a dignidade e o direito à vida”. Ele destacou ainda que a situação demanda a superação do que chamou de “tempo-inimigo”, expressão usada para descrever a corrosão dos direitos pela demora judicial.

A decisão foi fundamentada com base no artigo 300 do Código de Processo Civil, que permite a concessão de tutela de urgência quando presentes a probabilidade do direito e o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo. Também foi citada jurisprudência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que confirma o entendimento de que a internação compulsória pode ser autorizada quando comprovada a sua necessidade para preservação da saúde do paciente.

O município, agora, deverá indicar a instituição de tratamento e providenciar os recursos necessários para a internação da moradora em situação de rua, respeitando as condições adequadas ao seu caso clínico. Após o cumprimento da medida, a parte requerida será citada para apresentar contestação, seguindo os trâmites legais do processo.

A decisão judicial reacende o debate sobre os limites da internação compulsória e o papel do Estado na proteção da saúde mental de pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas em situação de rua. O Patos Hoje entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas e recebeu o seguinte posicionamento:

“A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Procuradoria-Geral do Município, informa que recebeu a decisão liminar que determina a internação compulsória da senhora Nathalia Brito.

Contudo, esclarece que o município não dispõe de clínica credenciada com estrutura adequada para a realização desse tipo de internação. Diante disso, conforme já ocorreu em situações semelhantes, a Procuradoria irá informar esse fato à Justiça dentro do prazo legal.

Nesses casos, é comum o Poder Judiciário determinar o bloqueio do valor necessário para custear a internação em instituição especializada, a partir da apresentação de orçamentos pela parte interessada. O juiz, então, define a clínica com menor custo, e o valor bloqueado é destinado ao pagamento do tratamento.”

Últimas Notícias

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais

Briga por cobertor termina com homem gravemente esfaqueado em Patos de Minas

Veja mais

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Enorme jacaré surpreende ao aparecer em rua de Patos de Minas; bombeiros foram acionados

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais