Justiça concede liminar e lei das 6 horas que beneficiava servidores perde a validade

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais deferiu na tarde desta quarta-feira (14) uma medida liminar.

Servidores terão que voltar a trabalhar oito horas por dia.

Como já se era esperado, a lei que concedeu a carga horária de 6 horas aos servidores públicos municipais de Patos de Minas não prosperou. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais deferiu na tarde desta quarta-feira (14) uma medida liminar que deve fazer com que os servidores voltem a trabalhar 8 horas por dia.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi proposta pelo Prefeito Municipal Pedro Lucas Rodrigues contra o Presidente da Câmara Municipal Francisco Carlos Frechiani no dia 1º de outubro, ou seja, um dia depois da promulgação. A Lei Complementar nº 513/2015, aprovada por 12 a 4, foi promulgada pelo presidente do legislativo.

A decisão ainda não foi publicada, mas a volta da carga horária de 8 horas deve acontecer nos próximos dias. Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, após a publicação do Acórdão pelo TJ-MG, a jornada de trabalho diária dos servidores públicos municipais voltará a ser de 8 horas em todos os órgãos da administração direta, indireta, fundação, com exceção dos funcionários que cumprem jornada diferenciada.

Todo esse resultado já havia sido antecipado. Com votação expressiva dos vereadores, a expectativa de muitos era que o Prefeito Pedro Lucas desistisse de ingressar na justiça para invalidar a lei, o que não aconteceu. Muitos também criticaram os vereadores que votaram à favor da lei que concedeu o benefício da carga horária de 6 horas aos servidores. A aprovação da norma aconteceu mesmo com o setor jurídico alertando os legisladores que a norma só poderia ser iniciada pelo Poder Executivo, como determina a Constituição Federal.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Por suspeita de traição, homem agride e ameaça mulher com faca na mão

Veja mais

Polícia Militar prende as mulheres que seriam fornecedoras de drogas no Galpão do Produtor

Veja mais

Capotamento após batida em carreta deixa uma pessoa morta e outra ferida na BR 352

Veja mais

Polícia procura criminosos que invadiram residência e furtaram barco na comunidade do Leal

Veja mais

Criminosos estão entregando presentes para idosos para aplicar golpes em Patos de Minas; entenda

Veja mais

Decisão judicial encaminha destino do Edifício Panorâmico; prédio está inacabado há 30 anos

Veja mais