Juiz eleitoral manda interromper divulgação de duas pesquisas eleitorais em Patos de Minas
A denúncia feita à Justiça Eleitoral também questiona o fato de as duas pesquisas terem usado a mesma metodologia e terem sido feitas pelo mesmo estatístico.
O juiz eleitoral Tenório Silva Santos determinou a suspensão da divulgação de duas pesquisas eleitorais que foram publicadas nessa sexta-feira (13) em Patos de Minas. A representação foi feita pela coligação A Força do Povo, alegando contradição nos dados de gênero do plano amostral.
A denúncia feita à Justiça Eleitoral também questiona o fato de as duas pesquisas terem usado a mesma metodologia e terem sido feitas pelo mesmo estatístico apresentem resultados diferentes. Após analisar a representação, o juiz eleitoral Tenório Silva Santos concedeu liminar determinando que os institutos Data News e DataQuaest Pesquisas Eireli interrompam a divulgação das pesquisas e que os links com divulgação dos dados sejam excluídos das redes sociais dos candidatos.
"As pesquisas eleitorais são instrumento poderoso e que precisa ser revestido de absoluta legalidade e de legitimidade, sob pena de causar prejuízos irreversíveis às campanhas e desequilibrar pleito", destacou o magistrado na decisão.