Juiz de Direito e Professor do Unipam é aprovado em mestrado na UFU

O Professor e Juiz de Direito Dr. Joamar Gomes Vieira Nunes, foi aprovado na seleção para Curso de Mestrado em Direito Público.

O Professor e Juiz de Direito Dr. Joamar Gomes Vieira Nunes foi aprovado na seleção para Curso de Mestrado em Direito Público (área de concentração Direitos e Garantias Fundamentais), na Universidade Federal de Uberlândia, tendo apresentado o projeto de pesquisa titulado “O Acesso à Justiça e a Eficácia do Processo como Direito Fundamental”.

O projeto apresentado tem por objetivo repensar o Direito Processual, através de uma abordagem constitucional (neoprocessualismo), como forma de lidar também com as realidades sociais e políticas e, consequentemente, contribuir com alternativas viáveis para o aprimoramento da gestão jurisdicional.

Em seu trabalho, o Professor Joamar ressalta que o “Acesso à Justiça” (ou “Acesso à Ordem Jurídica Justa”) não se restringe apenas ao acesso ao judiciário para exercer o direito de ação e de defesa, mas também o acesso a inúmeros direitos fundamentais e valores para o ser humano, até mesmo por meio da efetividade do processo, busca-se o acesso à uma justiça igualitária e eficiente voltada para a consolidação de um sistema jurídico mais atuante, moderno e participativo.

O projeto apresenta como objetivos específicos (1) analisar os direitos e garantias fundamentais consagrados pela Constituição Republicana de 1988; (2) Abordar a Teoria dos Sistemas aplicada ao Direito; (3) Realizar abordagem sobre a inefetividade do direito que tem como consequência a violação de direito fundamentais, notadamente o acesso à justiça e à efetividade do processo; (4) propor alternativas viáveis para o aperfeiçoamento do ordenamento jurídico, possibilitando a implementação dos direitos fundamentais de acesso à justiça e tempestividade da tutela jurisdicional, tais como a simplificação dos procedimentos, efetiva implantação e reestruturação dos juizados especiais, a conciliação, arbitragem e a justiça itinerante; (5) buscar novos rumos para o acesso à ordem jurídica justa e, por conseguinte, melhores condições de superar os obstáculos a uma justiça célere e eficaz.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais