Jovem que matou desafeto após briga generalizada é condenado a 12 anos de prisão

Mateus foi condenado por matar Cláudio Santos Silva

O Tribunal do Júri se reuniu na tarde desta terça-feira (26) para julgar Mateus Pereira da Silva. Ele foi denunciado pelo Ministério Público e após os debates entre acusação e defesa, ele foi condenado a 12 anos de prisão por homicídio qualificado. Mateus não foi encontrado pela justiça e por esse motivo não compareceu ao julgamento. A partir de agora, ele tem 90 dias para apresentar recurso.

O julgamento aconteceu no Fórum Olympio Borges. De acordo com a denúncia do Ministério Público, Mateus foi acusado de matar Cláudio Santos Silva com quatro golpes de faca. No texto da denúncia, consta que foram dois golpes de faca, mas a acusação ressaltou que na perícia do médico legislativa foram identificadas outras duas perfurações.

Ele foi acusado pelo homicídio com a qualificadora do motivo torpe. Após os debates entre a acusação e a defesa, os jurados acolheram a denúncia na íntegra e o juiz fixou a pena em 12 anos de reclusão em regime fechado. Como Mateus se encontra em local não sabido, ou seja, não foi encontrado pela justiça, ele não participou do julgamento. O juiz também concedeu o direito de ele recorrer da sentença em liberdade.

De acordo com a Defensora Pública, Raquel Assunção, Mateus será intimado por edital e, se não se apresentar à justiça no prazo de 90 dias, o processo será considerado transitado em julgado e ele não poderá mais recorrer. “A partir daí, ele perde o direito do recurso e a justiça irá expedir um mandado de prisão em seu desfavor”, disse ela.

O crime:

De acordo com a denúncia do Ministério Público, no dia 11 de julho de 2015, no bairro Planalto em Patos de Minas, Mateus desferiu quatro golpes de faca em Cláudio Santos Silva depois de uma briga generalizada entre grupos rivais. Ainda segundo o MP, Cláudio e alguns amigos teriam agredido com muita violência um rapaz que era amigo e morava na mesma residência que Mateus.

Além disso, a vítima teria passado duas vezes em frente a residência chamando Mateus para uma briga e ele teria ignorado. Um pouco mais tarde, Mateus teria ido a um bar com alguns amigos e levou consigo uma faca pois temia se encontrar com o grupo de Cláudio. O Ministério Público diz ainda que enquanto ele estava em um bar, o amigo que havia sido agredido viu o agressor chegando e se levantou para ir embora. Neste momento, Cláudio teria ido atrás e os dois entraram em luta corporal.

Concomitante a isso, todos os amigos de ambos entraram na briga generalizada. Durante a abriga, Mateus se apossou da faca que havia levado e desferiu quatro golpes em Cláudio. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Mateus foi preso em casa e a faca utilizada apreendida. Ele foi liberado uma vez que os julgamentos foram interrompidos em razão da pandemia da Covid-19 e não foi mais encontrado.

Últimas Notícias

Doutor Hely confirma retorno ao PSDB e oficializa pré-candidatura a deputado estadual

Veja mais

Dudu está curado, anunciam os pais na rede social da campanha que arrecadou mais de R$ 18 milhões

Veja mais

Falcão deixa a Prefeitura de Patos de Minas com mais de 91% de aprovação, aponta pesquisa

Veja mais

Homem tenta fugir pelo telhado ao ver policiais, mas acaba preso com diversas drogas após se esconder em banheiro

Veja mais

Homem em prisão domiciliar é flagrado com revólver após Olho Vivo perceber atitude suspeita na Orla da Lagoa Grande

Veja mais

Lud Falcão confirma ida ao Republicanos e intenção de disputar a reeleição

Veja mais