Jogo especial com recuperandos da Apac no Zama Maciel quebra barreiras e devolve dignidade

O evento foi uma das medidas para garantir a ressocialização dos condenados.

O jogo aconteceu no estádio Zama Maciel em Patos de Minas.

Nessa sexta-feira (06), os recuperandos da APAC- Associação de Proteção e Assistência ao Condenado- puderam participar de um evento especial. Eles entraram em campo no Estádio Zama Maciel com a camisa da URT e disputaram uma partida de futebol contra os jovens do Pontapé Inicial, Projeto Social desenvolvido pela Polícia Militar. O evento foi uma das medidas para garantir a ressocialização dos condenados.

Uniformizados e dispostos a ganhar. A vitória não veio, mas os recuperandos mostraram que não vão desistir. O goleiro Lucas Ferreira, recuperando da APAC, falou sobre o momento especial. Ele disse estar bastante feliz com a oportunidade oferecida pela associação. “Estou muito feliz por esta oportunidade. Não temos o mesmo preparo que eles têm, mas o que vale é a interação. É uma porta que está sendo aberta para nós”, destacou.

O promotor da Vara de Execuções Penais e da Infância e Juventude, Paulo Henrique Delicole, destacou que a experiência foi muito marcante. A participação da comunidade faz parte dos elementos para que o recuperando retorne ao convívio social. Ele também ressaltou que o esporte gera disciplina, respeito e ensina o recuperando a conviver com as frustrações, para que ele possa se reintegrar à sociedade, sem voltar a se envolver com a criminalidade.

O Major R. Santos da Polícia Militar destacou o projeto Pontapé inicial, que faz parte da filosofia de Polícia Comunitária e elogiou o jogo com os recuperandos. “É importante pensar na ressocialização. A segunda chance tem que ser levada em consideração. O evento serve para quebrar preconceitos e dar uma nova oportunidade aos recuperandos para eles se reinserirem na comunidade de forma digna”, ressaltou.

A defensora pública, Raquel Assunção, destacou que o jogo mostra que a sociedade está os acolhendo. O Sargento Magela falou da satisfação dos reeducandos em entrar em campo e destacou que o esporte pode proporcionar dias melhores. O Presidente do Sonsep, Luís Eduardo Falcão, ressaltou a importância da integração das pessoas para diminuir a reincidência criminal. “É gratificante ver esta interação entre as pessoas”, disse.

Todos que presenciaram o evento destacaram a importância da participação da comunidade na reintegração dos condenados. O Pontapé Inicial URT venceu o time dos recuperandos por 3 a 1, mas a conquista foi mesmo dos recuperandos que puderam participar de uma partida de futebol e se divertir, de forma digna, pacífica e muito saudável.

Últimas Notícias

Ibiza Veículos 32 anos! o Feirão que marcou a história da Ibiza Veículos

Veja mais

Garotinho que sonha em ser policial militar recebe visita surpresa na comemoração do aniversário

Veja mais

Jovem é assassinado a tiros no bairro Nossa Senhora Aparecida; polícia busca autores

Veja mais

Mais de 3 mil candidatos realizam as provas do Vestibular 2025 do Unipam neste domingo

Veja mais

Veículo destruído pelas chamas no bairro Sorriso foi incendiado por dois homens de forma criminosa

Veja mais

Motorista fica ferido após bater em caminhão, em mais uma acidente na BR 365

Veja mais