IPCA sobe 1,32% e tem pior mês de março em 20 anos

Foi também a taxa mais elevada para o mês desde 1995, quando ela atingiu 1,55 por cento no primeiro março do Plano Real.

A inflação oficial brasileira acelerou a 1,32 por cento em março, nível mais alto em 12 anos e maior taxa para o mês em duas décadas devido sobretudo à pressão dos preços da energia, ultrapassando em 12 meses a marca de 8 por cento.

Após avanço de 1,22 por cento em fevereiro, a alta mensal do IPCA divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi a mais forte desde fevereiro de 2003, quando chegou a 1,57 por cento.

Foi também a taxa mais elevada para o mês desde 1995, quando ela atingiu 1,55 por cento no primeiro março do Plano Real.

Com isso, o IPCA acumulou alta de 8,13 por cento em 12 meses até o mês passado, maior leitura desde dezembro de 2003, quando a variação chegou a 9,30 por cento. Assim, o IPCA mantém-se bem acima do teto da meta do governo, de 4,5 por cento, com margem de 2 percentuais para mais ou menos.

"Há neste momento uma pressão forte de tarifas, com impacto de alimentos. Ultrapassamos 8 por cento e com realimento de tarifas e pressão de tarifas o IPCA em 12 meses mudou de patamar", destacou a economista do IBGE Eulina dos Santos.

Os resultados, entretanto, ficaram pouco abaixo das expectativas em pesquisa da Reuters, de alta de 1,39 por cento na comparação mensal e de 8,20 por cento em 12 meses.

Fonte: Agência Reuters

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais