Instituto de Identificação da PCMG completa 112 anos

Equipes emitem 1,2 milhão de carteiras de identidade por ano e também dão suporte à investigação policial

O Instituto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) completa 112 anos de atividade com a missão de disponibilizar à população mineira um importante instrumento para o exercício da cidadania: a carteira de identidade.

Os cerca de 400 postos de identificação estão distribuídos em diferentes regiões do estado. A demanda também é atendida e a cobertura ampliada com a Comissão Volante, que chega até às comunidades mais distantes e vulneráveis para emitir o documento. Por ano, 1,2 milhão de cédulas são expedidas.

Diretora do Instituto de Identificação, a delegada-geral Adriana de Barros Monteiro destaca que as equipes realizam também o trabalho de identificação externa. “Trata-se de um serviço de relevância social, que visa à confecção de carteiras de identidade por meio da coleta de impressões digitais em pacientes de hospitais, asilos e acamados em residências, além de custodiados em presídios”, informa.

Inclusão

O viés de inclusão abrange ainda a emissão da Carteira de Nome Social. "Realizado desde 2019, o serviço garante o direito da utilização do nome social, como se reconhecem as pessoas travestis e ou transexuais, conforme decretos nº 47.148 e nº 47.306 de 2017”, observa Adriana Monteiro. Nesse caso, o atendimento é feito no posto de identificação ligado ao gabinete do instituto, localizado no Barro Preto, em Belo Horizonte. Por fim, é realizada a expedição de RG para brasileiros nascidos no exterior ou brasileiros naturalizados.

Divisão de Identificação é a área que responde pela gestão do serviço de emissão do RG em Minas Gerais. O setor é responsável pelas diretrizes, orientações e fornecimento de cédulas de identidade e materiais afins aos postos de identificação, incluindo os que funcionam nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e em sedes de instituições parceiras, como câmaras municipais, prefeituras e a Assembleia Legislativa.

"É importante mencionar que cada servidor envolvido no processo, nas diferentes localidades do estado, contribui para que a PCMG cumpra essa atribuição e faz parte da história do Instituto”, ressalta a diretora.

Apoio à investigação

O Instituto de Identificação, vinculado à estrutura da Superintendência de Informações e Inteligência Policial da PCMG, tem arquivadas cerca de 60 milhões de individuais datiloscópicas (fichas com impressões digitais de todos os dedos da pessoa) e 60 milhões de cartões onomásticos (com fotos, impressão do polegar e dados pessoais do indivíduo). “Temos o segundo maior acervo do país, depois do estado de São Paulo”, ressalta a delegada.

A partir deste arquivo, outra importante função do Instituto de Identificação é dar suporte à Polícia Judiciária. Na Divisão de Datiloscopia, há os serviços de análise e confronto de impressões digitais para emissão do Parecer Técnico Datiloscópico (PTD) e o encaminhamento de dados do arquivo a solicitantes, que colaboram, por exemplo, para identificar indivíduos suspeitos por crimes e vítimas de acidentes.

Inovações

A modernização de processos do Instituto de Identificação está entre as metas da PCMG para o órgão, segundo a diretora Adriana Monteiro. “A implantação de novos projetos, como a aquisição da tecnologia ABIS, concomitantemente com a digitalização de todo o acervo datiloscópico e onomástico do órgão, garantirá o desenvolvimento das atividades extremamente estratégicas nos trabalhos de identificação civil e criminal, que propiciarão uma revolução no serviço de emissão do documento de identidade e na elucidação de crimes, uma vez que será automatizado o confronto biométrico e o reconhecimento facial”, detalha, ao concluir que as tratativas para a viabilização já estão em andamento.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais