Início da Festa de Santo Antônio celebra os 174 anos de história da Paróquia

Oração e devoção marcam o início da Festa de Santo Antônio, Padroeiro de Patos de Minas.

A Festa de Santo Antônio, um dos eventos mais tradicionais de Patos de Minas começa nesta sexta-feira (31). Os primeiros dias da festa é marcado pela Trezena de Santo Antônio em que cada dia é feito uma benção diferente. Movimentação de barraquinhas começa na quarta-feira (5).

Oração e devoção marcam o início da Festa de Santo Antônio, Padroeiro de Patos de Minas. Durante cada dia da Trezena haverá uma benção especial, como orações para saúde, solteiros, namorados, casais, dentro outras bênçãos. O primeiro dia de festa, nesta sexta-feira (31), é marcado pela reza da 1º Trezena às 18h30 e às 19h Santa Missa presidida pelo Bispo Dom Claudio Nori Sturm. Em cada dia da festa um celebrante irá presidir as missas.

A movimentação nas barraquinhas, tão aguardada pela comunidade, irá começar na quarta-feira (5). O espaço da festa será um pouco maior que o do ano passado. Além de comida, bebidas e muita animação, a igreja está rifando um Fusca laranja, que tem chamado a atenção de todos que passam em frente à Catedral de Santo Antônio. As rifas continuam sendo vendidas no valor de R$25,00 no Escritório Paroquial. O sorteio no formato de cumbuca acontece no dia 16/06.

Esta sexta-feira (31) tem um motivo mais do que especial para começar as festividades de Santo Antônio. Isso porque a Paróquia está completando 174 anos de existência. Inclusive, foi devido a devoção de um casal por Santo Antônio que Patos de Minas surgiu.


Doação para construção da Capela que deu início ao surgimento de Patos de Minas

A doação do primeiro patrimônio de Patos de Minas, foi feita pelo casal Antônio Joaquim da Silva Guerra e Luzia Corrêa de Andrade. Os doadores tinham dois objetivos: a construção de um templo em honra ao Glorioso Santo Antônio e a comodidade dos povos. Logo depois da doação, foi construída uma singela capela dedicada a Santo Antônio de Pádua. Posteriormente, uma capela mais ampla, que ao longo dos anos foi sofrendo alterações.

A Paróquia de Santo Antônio foi criada em Patos de Minas em 31 de maio de 1850, pela Lei Provincial nº 472. A partir dessa data, a Capela de Santo Antônio passa a ser Matriz, sede da Paróquia.

De distrito a cidade, o espaço da antiga capela mostrou-se insuficiente para acomodação dos fiéis, por essa razão, no início dos anos 1930, a ideia da necessidade da construção de uma nova matriz estava amadurecida na população patense.

Em 1954, a nova igreja foi aberta definitivamente às celebrações. A antiga matriz foi demolida em 1965 e em seu lugar, por ocasião das comemorações do centenário da cidade, foi construído o monumento ao Centenário.

O Cruzeiro da Praça Dom Eduardo, é o último vestígio urbano material da antiga matriz do então povoado de Santo Antônio da Beira do Rio Paranaíba.

A partir da criação da Diocese de Patos de Minas, a nova Matriz de Santo Antônio passou a ser Catedral da Diocese de Patos de Minas.

Últimas Notícias

Imprensa divulga detenção de patense nos EUA por não possuir licença americana e por excesso de velocidade

Veja mais

Motorista fica preso às ferragens após carros baterem de frente na BR365

Veja mais

Motociclista tem fratura exposta após acidente com outro motociclista no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Credicopa e Patos Hoje entregam R$7.000,00 em prêmios, sorteados durante Fenapraça e Fenamilho 2024

Veja mais

Você sabe o que é o “Poste da Paz”? Monumento está presente em Patos de Minas desde 2000

Veja mais

Eleição da Rainha Regional do Queijo 2024 acontece neste sábado em Cruzeiro da Fortaleza

Veja mais