Infecções pelo vírus da Aids voltam a subir em 2021 e profissionais preparam dia de conscientização em Patos de Minas

Nossa reportagem esteve na sede do SAE/CTA na manhã desta terça-feira (30) e conversou com as responsáveis sobre a importância da conscientização e do diagnóstico precoce.

O dia 1º de dezembro é considerado o Dia Mundial da Luta contra a Aids. O dia foi instituído para incentivar o combate a prevenção à doença. A data também traz à tona a necessidade de se combater o estigma e a discriminação em relação às pessoas que vivem com o vírus HIV. Nossa reportagem esteve na sede do SAE/CTA na manhã desta terça-feira (30) e conversou com as responsáveis sobre a importância da conscientização e do diagnóstico precoce.

De acordo com dados do Centro de Testagem e Aconselhamento, no ano de 2019 Patos de Minas contabilizou 105 casos positivos de HIV sendo 80 homens e 25 mulheres. Em 2020, esse número caiu consideravelmente. Foram registrados 83 casos positivos sendo 64 homens e 19 mulheres. Até o mês de novembro de 2021, o registro de casos positivos para HIV cresceu para 107 sendo 73 homens e 34 mulheres.

De acordo com a Enfermeira responsável pelo setor, Milce Burgos, a maioria dos casos que chegam para atendimento no local se tratam de homens entre 18 e 35 anos. Em 2021, a procura por tratamento e testagem pelo sexo masculino representa mais de 70%. Milce ressaltou que assim que a pessoa procura pelo atendimento, é realizado o teste rápido que serve para detectar quatro tipos de infecções sendo HIV, sífilis e com o uso de preservativos masculino e feminino.


De acordo com a Psicóloga Fernanda Honório, assim que o paciente recebe o diagnóstico positivo, ele é encaminhado para o infectologista pois é muito importante o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento. Segundo Fernanda, ainda há muito preconceito em relação a Aids que hoje é considerada uma doença crônica. Ela disse que é importante a conscientização, o acolhimento familiar e a própria aceitação do indivíduo.

Ainda segundo Fernanda, é preciso desmistificar a ideia de que o HIV é uma doença que afeta apenas pessoas em relacionamento homoafetivo. “Todas as pessoas, independente do seu relacionamento com parceiros do mesmo sexo ou não, estão suscetíveis à doença. Ainda há um preconceito em relação a isso, mas é preciso que as pessoas entendam que a Aids é uma doença que não escolhe gênero, cor, raça etc...”


Pensando na conscientização e no trabalho humanizado, o Serviço de Assistência Especializado da prefeitura Municipal irá promover o dia da conscientização sobre HIV. A ação especial acontece de 09h às 17h desta quarta-feira (01) na Rua Henrique Cota, 84, Bela Vista. A ação vai contar com distribuição de preservativos e oferta de aconselhamento por profissionais da saúde. Ficam disponíveis também testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais