Indigenas instalados na região recebem treinamento dos bombeiros para combater incêndios florestais
O Corpo de Bombeiros de Patos de Minas trabalha para reduzir o número de incêndios.
É nesta época mais seca e fria do ano que acontece os incêndios florestais. Esse tipo de queimada causa grandes prejuízos ao meio ambiente, com morte de animais, degradação do solo e poluição do ar. O Corpo de Bombeiros de Patos de Minas trabalha para reduzir o número de incêndios.
Nessa sexta-feira (16), a equipe do Núcleo de Incêndios Florestais do 12º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Patos de Minas, foi até a aldeia indígena Renascer Wakonã, do povo Xucuru Kariri localizada no município de Presidente Olegário. A visita faz parte do plano de ação para enfrentamento ao período de estiagem e a proliferação das queimadas.
Na visita, além de conhecer a aldeia que se localiza na área de articulação do Batalhão, os militares realizaram um treinamento de noções de combate a incêndios florestais e primeiros socorros, a fim de munir os indígenas com conhecimento técnico de como lidar em situações emergências.
De forma a trabalhar a prevenção, as ações estratégicas para enfrentamento ao período crítico, buscam levar a informação a todos os cantos, difundindo hábitos seguros que além de diminuir o número de ocorrências deste tipo, levam conhecimento para que as pessoas possam em segurança, agir em princípios de queimadas, evitando que estas tomem grandes proporções e diminuindo os prejuízos decorrentes destes fatos.
Assim, o Corpo de Bombeiros Militar fortalece as comunidades, e torna-as mais resilientes.