Índices de confiança da indústria e dos serviços caem em fevereiro

Pesquisa mensal da FGV foi divulgada nesta sexta-feira

A confiança dos empresários da indústria e dos serviços no país caiu de janeiro para fevereiro deste ano. O Índice de Confiança da Indústria recuou 3,4 pontos, na segunda queda consecutiva, e chegou a 107,9 pontos em uma escala de zero a 200 pontos, o menor patamar desde setembro de 2020 (106,7 pontos).

Treze dos 19 segmentos industriais pesquisados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) tiveram queda da confiança. O Índice de Situação Atual, que mede a satisfação do empresariado com o momento presente, diminuiu 1,4 ponto e chegou a 114,9 pontos. Já o Índice de Expectativas, que mede o otimismo em relação ao futuro, recuou 5,4 pontos e atingiu 100,9 pontos, o menor nível desde agosto de 2020 (99,6 pontos).

Serviços

Já o Índice de Confiança de Serviços caiu 2,3 pontos em fevereiro, o segundo recuo consecutivo, e atingiu 83,2 pontos.

A queda ocorreu em nove dos 13 segmentos pesquisados pela FGV. O Índice de Situação Atual teve retração de 1,4 ponto e chegou a 78,6 pontos. O Índice de Expectativas caiu 3,3 pontos e atingiu 88 pontos.

Os níveis de utilização da capacidade instalada dos dois setores também recuaram. O da indústria caiu 0,8 ponto percentual, para 79,1%. Já o do serviço cedeu 1 ponto, para 82,4%.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Polícia Civil indicia idosa de 70 anos por injúria racial contra jovem em Rio Paranaíba

Veja mais

Jovem atira para o alto após se envolver em confusão e foge da polícia pulando muros em Patos de Minas

Veja mais

Motociclista é preso por transitar em moto com placa dobrada em Patos de Minas

Veja mais

Homem acaba preso após bater na traseira do carro da ex-companheira em Lagoa Formosa

Veja mais

Homicídios caem em Minas, mas aumento de suicídios entre policiais acende alerta no Estado

Veja mais

Buraco se abre em calçada próximo a Unidade de Saúde e vira armadilha para pedestres

Veja mais