Índice de Infestação do Mosquito da Dengue aumenta e deixa o município em alerta
Os focos estão mais concentrados nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e Caramuru.
“Com o mosquito da dengue não se brinca”. A afirmação pode ser confirmada com os últimos números apurados em Patos de Minas. A cidade ficou em segundo lugar no Estado pelo trabalho de prevenção feito contra a doença e os índices de infestação já aumentaram. O primeiro LIRA de 2012 (Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti) mostram um percentual de 1,4% de infestação.
Os focos estão mais concentrados nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e Caramuru. Nesses locais a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um trabalho específico para conter o avanço dos mosquito transmissor. “Estamos intensificando as visitas nos domicílios da região mais afetada para fazermos um sistema de bloqueio para evitarmos infestação pelo Aedes Aegypti nos bairros adjacentes e em outras regiões”, ressalta o Coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Marcos Antônio dos Santos.
A situação de Patos de Minas não é alarmante. De acordo com o coordenador, o ideal é ter um índice zero ou satisfatório que deve ser menor que 1%, como foi o do final do ano passado. Porém, não há motivo para alarme, já que o índice é relativamente satisfatório. Marcos salientou, no entanto, que a população se mantenha em alerta fazendo a limpeza das casas e dos quintais, não deixando acumular lixo e materiais que acumulam água parada.
Autor:
Maurício Rocha