Índice de Infestação do Mosquito da Dengue aumenta e deixa o município em alerta

Os focos estão mais concentrados nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e Caramuru.

“Com o mosquito da dengue não se brinca”. A afirmação pode ser confirmada com os últimos números apurados em Patos de Minas. A cidade ficou em segundo lugar no Estado pelo trabalho de prevenção feito contra a doença e os índices de infestação já aumentaram. O primeiro LIRA de 2012 (Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti) mostram um percentual de 1,4% de infestação.

Os focos estão mais concentrados nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e Caramuru. Nesses locais a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um trabalho específico para conter o avanço dos mosquito transmissor. “Estamos intensificando as visitas nos domicílios da região mais afetada para fazermos um sistema de bloqueio para evitarmos infestação pelo Aedes Aegypti nos bairros adjacentes e em outras regiões”, ressalta o Coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Marcos Antônio dos Santos.

A situação de Patos de Minas não é alarmante. De acordo com o coordenador, o ideal é ter um índice zero ou satisfatório que deve ser menor que 1%, como foi o do final do ano passado. Porém, não há motivo para alarme, já que o índice é relativamente satisfatório. Marcos salientou, no entanto, que a população se mantenha em alerta fazendo a limpeza das casas e dos quintais, não deixando acumular lixo e materiais que acumulam água parada.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais