Indeferimento da candidatura de Beia Savassi ganha mais um capítulo no TRE

A decisão sobre os embargos de declaração só deve ocorrer no final de semana.


No site do TSE, o registro da candidatura de Béia Savassi está indeferido com recurso.

Após indeferir o pedido da coligação “Eu Quero o Bem de Patos” que reivindicava uma nova manifestação do Ministério Público Eleitoral e da coligação “O Poder do Povo", no processo que indeferiu a candidatura de Béia Savassi, o relator do recurso, o juiz Flávio Couto Bernardes, voltou atrás e concedeu prazo para que os autores da ação fossem ouvidos. Com isso, a decisão sobre os embargos de declaração só deve ocorrer no final de semana.

A candidatura de Béia Savassi está indeferida desde o dia 23 de agosto quando os seis juízes do Tribunal Regional Eleitoral decidiram por unanimidade que a prefeita não está apta a concorrer à reeleição. O TRE entendeu que Béia Savassi não se desincompatibilizou do cargo de Superintendente da Rádio Clube de Patos com a antecedência de seis meses que determina a legislação eleitoral.

A defesa de Béia Savassi entrou com um embargo de declaração no próprio TRE pedindo para que o Ministério Público Eleitoral e a coligação “O Poder do Povo”, que ingressaram com a ação, fossem ouvidos novamente. No primeiro momento, o Tribunal entendeu que não havia fatos novos e indeferiu o pedido. Aí, a defesa de Beia Savassi entrou com agravo regimental no próprio TRE e conseguiu rever a posição inicial.

O Tribunal Regional Eleitoral estabeleceu um prazo de três dias para que o Ministério Público Eleitoral e a coligação “O Poder do Povo” sejam ouvidos na ação. Isso significa que uma decisão no TRE só deverá acontecer no final desta semana. Para alguns, a decisão por unanimidade é irreversível, mas os assessores de Beia Savassi estão confiantes.

De qualquer forma, uma decisão final só deverá ocorrer no Tribunal Superior Eleitoral em Brasília, em um último recurso. E se a decisão for desfavorável, a coligação “Eu quero o Bem de Patos” ainda poderá substituir o candidato a prefeito.

Enquanto não sai uma decisão final, mesmo estando com a candidatura indeferida, Béia Savassi pode continuar fazendo campanha normalmente e se até o dia da eleição não houver uma decisão, a validade dos votos atribuídos a ela ficará condicionado ao deferimento do registro no TSE.

Não será aceito comentário nessa matéria em respeito à legislação eleitoral.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais