Incidência de Covid-19 aumenta 50% no Estado, mas Patos de Minas se mantêm na Onda Verde

A preocupação das autoridades de saúde aumentou, depois de constatar o aumento de 50% da incidência da covid-19 nos últimos 14 dias no estado.

Mesmo com o aumento de casos no Estado, a região de saúde Noroeste, da qual Patos de Minas faz parte, foi mantida na onda verde.

O Comitê Extraordinário da Covid-19 se reuniu nessa quarta-feira (25) para avaliar os números da pandemia no Estado de Minas e definir ações de prevenção e combate ao novo Coronavírus. A preocupação das autoridades de saúde aumentou, depois de constatar o aumento de 50% da incidência da covid-19 nos últimos 14 dias no estado. Já considerando os últimos sete dias, a taxa subiu 17%.

Mesmo com o aumento de casos no Estado, a região de saúde Noroeste, da qual Patos de Minas faz parte, foi mantida na onda verde do Plano Minas Consciente. Mas as autoridades de saúde continuam alertando a população que a pandemia não acabou. Já a macrorregião de Saúde Sul vai regredir para uma fase mais restritiva do Minas Consciente.

Com a mudança, a macrorregião Sul passa da onda verde para amarela, que permite a abertura de serviços não essenciais com menor risco de contágio, como lojas de roupas e salões de beleza. A justificativa para o retrocesso foi a piora nos índices relacionados à doença, como aumento de casos na localidade.

Mudança

As demais regiões na onda amarela são Vale do Aço, Leste do Sul, Sudeste e Nordeste.
Já as regiões que fazem parte da onda verde são Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Oeste, Centro, Noroeste, Norte, Jequitinhonha e Centro-Sul, fase que possibilita a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio, como cinemas e bares com música ao vivo.

A região Leste é a única que permanece na onda vermelha, onde somente os serviços essenciais, como supermercados e farmácias, estão autorizados a funcionar.

Monitoramento

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, o Governo de Minas monitora 24 horas o comportamento da pandemia em todas as regiões, cabendo ao Comitê deliberar o avanço ou regressão das macrorregiões que compõem o estado.

“A vigilância em relação aos diferentes cenários em Minas é permanente. Novas alterações podem ser anunciadas a qualquer momento”, afirmou.

O secretário aproveitou para enfatizar sobre a necessidade de manter os cuidados básicos de prevenção à doença. “Ainda precisamos manter o distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos, conforme orientação desde o início da pandemia”, alertou.

Últimas Notícias

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais