Incentivo ao esporte é alternativa para reduzir os índices de violência no Jardim Esperança
A 1ª edição do projeto contou com a participação de 80 crianças e adolescentes e permitiu a realização de um torneio de futsal.
A iniciativa é de amigos e voluntários dos bairros da parte alta da cidade. A ideia dos organizadores é chamar a atenção do poder público para falta de investimentos na área social naquela região. A região do Jardim Esperança é uma das mais carentes do município e registra os maiores índices de violência de Patos de Minas.
Com o incentivo ao esporte, a garotada tem outro caminho a seguir. De acordo com o vereador Amarildo Ferreira, um dos colaboradores do projeto, somente através de investimentos na educação de base e no esporte é que será possível fazer com que essas crianças cresçam como amigos, diminuindo assim a violência que ocorre na parte alta da cidade e que infelizmente são cometidos na sua maioria por menores.
O encerramento do projeto, com a final da 1ª Copa União, foi uma grande festa. A equipe patrocinada pelo bar do Adelfo foi a campeã, mas a comemoração foi de todos. Depois da partida eles foram levados para o clube da ASPRA para um dia de muita diversão. Segundo o vereador Amarildo o projeto vai continuar.
A próxima edição vai acontecer na quadra do bairro Jardim Esperança, assim que ela estiver liberada. A estrutura está sendo reformada e o trabalho está na fase de acabamento.
Autor: Maurício Rocha