Ibama faz grande operação na região e apreende aeronaves usadas na aplicação de agrotóxico

Na quarta-feira (24), um avião pulverizador caiu em João Pinheiro e o piloto acabou perdendo a vida.

O IBAMA- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis- está concluindo nesta sexta-feira (26) uma grande operação na região de fiscalização à aplicação de agrotóxicos pela aviação agrícola. Agentes ambientais de fiscalização do Ibama de Lavras e Uberlândia estiveram em propriedade rurais e sedes de empresas nos municípios de Paracatu, Unaí e Coromandel. A Operação recebeu o nome de CERES, que na mitologia grega é outro nome dado à deusa Deméter, associada popularmente com os grãos comestíveis, origem do termo cereal. Na quarta-feira (24), um avião pulverizador caiu em João Pinheiro e o piloto acabou perdendo a vida.

De acordo com o Núcleo de Comunicação Ibama Minas Gerais, nessa primeira etapa da Operação Ceres foram vistoriados seis operadores de aeronaves agrícolas, lavradas quatro multas no valor de 57 mil reais e apreendidas duas aeronaves. Além de suspensas duas empresas e expedidas quatro notificações. A segunda deve acontecer em dezembro.

Fiscalização

A ação fiscalizatória ocorre em meio a um cenário no qual a pulverização clandestina e a utilização de agrotóxicos ilegais são alternativas para o agricultor que busca baratear os custos de produção, expondo o meio ambiente e a saúde humana a sérios riscos.

As equipes verificaram galpões, locais de depósito e de preparo dos agrotóxicos, além do pátio de descontaminação das aeronaves. O objetivo foi de certificar se a atividade de pulverização de agrotóxicos em lavouras da região está sendo desenvolvida de acordo com as exigências estabelecidas na legislação vigente.

Irregularidades

Foram encontradas diversas irregularidades: fraudes em registros obrigatórios de aplicação e de voos, manutenção deficiente das aeronaves, uso de pilotos não habilitados, operação de aeronaves com certificação suspensa ou cancelada, a falta de receituário agronômico e a prestação de serviço por particulares não habilitados.

Foram aplicadas multas pela falta de registros no Cadastro Técnico Federal (CTF) e por pulverização de agrotóxicos em desacordo com as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), além de realizadas apreensões de três aeronaves e suspensão de atividades.

Os agentes encontraram situações de uso de agrotóxicos sem o devido registro no MAPA, bem como acúmulo de embalagens vazias. Segundo a legislação em vigor, cabe ao usuário a adequada devolução das embalagens vazias aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos ou a centros de recolhimento autorizados.

Frota

O Brasil possui a segunda maior frota agrícola do mundo, com cerca de 2.083 aeronaves, ficando atrás apenas dos EUA. Minas Gerais é um dos oito estados brasileiros que detêm 90% da frota do país.

Para o chefe da unidade do Ibama em Uberlândia, Rodrigo Herles, “a operação CERES é uma ação necessária e urgente. O uso irregular de agrotóxico tem consequências danosas, não só para o meio ambiente, como para saúde da população que tenho o direito de consumir alimentos saudáveis”.

Além do aspecto ambiental, há também o risco de acidentes. Na quarta-feira (24), Jones Gabrielczyk morreu preso às ferragens e fuselagens do avião que caiu durante trabalho de aplicação de agrotóxicos. Ele pilotava a aeronave registrada como PT-FFD, modelo A188B, fabricada em 1976 pela Cessna AirCracft. A aeronave estava devidamente licenciada e sua situação na ANAC era regular. No entanto, o referido avião já havia se envolvido em um acidente anterior no ano de 2010.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais