Hospital Regional responde a prefeito e diz que acusação é improcedente e injusta

A nota traz números informando sobre quantidade de atendimento a pacientes de Patos de Minas

Hospital Regional Antônio Dias.

A Direção do Hospital Regional de Patos de Minas enviou uma nota na tarde desta quarta-feira (10) respondendo à acusação de que a unidade hospitalar estaria se negando a atender os pacientes patenses. A denúncia foi realizada no domingo (07) pelo Prefeito de Patos de Minas José Eustáquio Rodrigues Alves. A nota diz que a denúncia é improcedente e injusta.

Leia a nota na íntegra:

“A Direção do Hospital Regional Antônio Dias vem ratificar a nota emitida no último 5 de janeiro, em que informou a implantação de novo fluxo de Porta de Entrada do Trauma, no dia 1º de dezembro de 2017, de forma a normatizar o acesso igualitário do atendimento às demandas dos 33 municípios que compõem a Região Ampliada Noroeste de Minas Gerais, na qual o HRAD é referência em urgência e emergência.

A missão do HRAD é prestar atendimento integral e humanizado aos pacientes não só de Patos de Minas, mas de toda a Região, em urgência/emergência, internações agudas e cirurgias eletivas, bem como em parto habitual e de alto risco, de forma regionalizada e hierarquizada, garantindo acessibilidade e segurança na assistência aos usuários do SUS.

Para que o hospital cumpra sua missão e possa absorver a demanda de atendimento de urgência da Região, os casos de menor complexidade devem ser atendidos pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Postos de Saúde de cada cidade.

A alegação de que o HRAD está negando atendimento a pacientes e, assim, prejudicando a população de Patos de Minas é improcedente e injusta. Todos os pacientes vítimas de trauma da Região Ampliada Noroeste que são encaminhados via SAMU, Corpo de Bombeiros, bem como regulados pela Central de Regulação, de acordo com o perfil descrito e pactuado no Fluxo do Trauma, estão sendo atendidos pelo HRAD.  Como comprovação evidenciamos que   a Taxa de Ocupação Geral do HRAD em dezembro/2017 foi de  102% e a taxa de pacientes da ortopedia foi de 155%, o que demonstra que a Unidade  está atendendo uma demanda superior a sua capacidade instalada.

Anteriormente à implantação do novo fluxo, 87% dos atendimentos do Pronto Atendimento, 59% das internações e 54% das cirurgias realizadas pelo hospital eram do município de Patos de Minas, sendo o percentual restante dividido entre as demais 32 cidades. A adequação do fluxo veio dar a mesma oportunidade de atendimento a todos os pacientes, incluindo aqueles provenientes dos demais municípios da Região.

Nº de atendimentos do Pronto Atendimento do HRAD de 01 a 31/12/2017 = 1.016 (756 de Patos de Minas = 74,41%)

Nº de internações no HRAD de 01 a 31/12/2017 = 636
(322 de Patos de Minas = 50,63%)

Nº de procedimentos cirúrgicos no HRAD de 01 a 31/12/2017 = 256
(129 de Patos de Minas = 50,39%)

Por fim, reafirmamos o compromisso do HRAD na prestação de assistência com qualidade e segurança aos pacientes de Patos de Minas e de toda à população referenciada.”

Últimas Notícias

Homem volta a agredir a ex-mulher logo após deixar a delegacia em Patos de Minas

Veja mais

Moradores de Serra Grande e Cabeceira do Areado sofrem com falta de energia, desde o início da semana

Veja mais

Filha é presa por ameaçar e xingar a própria mãe em Patos de Minas

Veja mais

Falcão define secretariado para segunda gestão com apenas algumas mudanças pontuais; veja

Veja mais

IML identifica ciclista morto em acidente com caminhão no Trevo da Escola Agrícola, em Patos de Minas

Veja mais

Ambulância da Prefeitura de Varjão de Minas capota durante deslocamento para socorrer vítimas na BR 365

Veja mais