Hospital Regional atenderá só gestantes de alto risco e Prefeitura corre para reorganizar fluxo

O prazo estabelecido foi 05 de agosto e a Secretaria Municipal de Saúde corre contra o tempo para atender as novas exigências.

A maternidade do Hospital Regional passará a atender somente gestantes de alto risco. Nota técnica da Comissão de Gestores Regionais de Saúde definiu fluxo da Rede Cegonha, que faz o atendimento às gestantes. O prazo estabelecido foi 05 de agosto e a Secretaria Municipal de Saúde corre contra o tempo para atender as novas exigências.

O Hospital Regional, que é referência para 33 municípios da região, fará o atendimento das gestantes de alto risco. O Hospital São Lucas fará o atendimento das gestantes que não demandarem maiores cuidados. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca, a mudança vai aliviar o fluxo no Hospital Regional que está sobrecarregado.

O maior problema para atender as mudanças na Rede Cegonha é o atendimento às intercorrências, que são problemas que surgem durante a gravidez e que eram atendidas no Hospital Regional. A Secretaria Municipal de Saúde está negociando com o Hospital São Lucas. Mas novos equipamentos terão que ser adquiridos e profissionais terão que ser contratados. Além disso, é preciso definir a fonte de recursos para custear esses serviços.

Com relação às intercorrências clínicas das gestantes, que não estão relacionadas à gestação, segundo Denise Fonseca, o atendimento será feito nas Unidades Básicas de Saúde durante a semana e na UPA nos finais de semana. A Secretaria Municipal de Saúde negou que o Hospital Regional esteja fechando as portas para os pacientes de Patos de Minas e garantiu que não haverá prejuízo para as gestantes.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais