Hospital Regional atenderá só gestantes de alto risco e Prefeitura corre para reorganizar fluxo

O prazo estabelecido foi 05 de agosto e a Secretaria Municipal de Saúde corre contra o tempo para atender as novas exigências.

A maternidade do Hospital Regional passará a atender somente gestantes de alto risco. Nota técnica da Comissão de Gestores Regionais de Saúde definiu fluxo da Rede Cegonha, que faz o atendimento às gestantes. O prazo estabelecido foi 05 de agosto e a Secretaria Municipal de Saúde corre contra o tempo para atender as novas exigências.

O Hospital Regional, que é referência para 33 municípios da região, fará o atendimento das gestantes de alto risco. O Hospital São Lucas fará o atendimento das gestantes que não demandarem maiores cuidados. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca, a mudança vai aliviar o fluxo no Hospital Regional que está sobrecarregado.

O maior problema para atender as mudanças na Rede Cegonha é o atendimento às intercorrências, que são problemas que surgem durante a gravidez e que eram atendidas no Hospital Regional. A Secretaria Municipal de Saúde está negociando com o Hospital São Lucas. Mas novos equipamentos terão que ser adquiridos e profissionais terão que ser contratados. Além disso, é preciso definir a fonte de recursos para custear esses serviços.

Com relação às intercorrências clínicas das gestantes, que não estão relacionadas à gestação, segundo Denise Fonseca, o atendimento será feito nas Unidades Básicas de Saúde durante a semana e na UPA nos finais de semana. A Secretaria Municipal de Saúde negou que o Hospital Regional esteja fechando as portas para os pacientes de Patos de Minas e garantiu que não haverá prejuízo para as gestantes.

Últimas Notícias

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais