Homem volta a ameaçar a ex após sair da delegacia, ela denuncia no “Chame Frida” e ele acaba preso de novo

A prisão aconteceu em Paracatu

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nessa terça-feira (26), realizou a prisão em flagrante de um homem, de 34 anos, em razão de violência doméstica cometida contra uma mulher, de 47 anos, em Paracatu, Noroeste de Minas.

Segundo a equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Paracatu, a vítima possui medidas protetivas, as quais o suspeito tinha conhecimento. A mulher relatou, por meio do Chame a Frida, que sofria ameaças e perseguições de ex-companheiro.

No dia dos fatos, o investigado foi ouvido na unidade policial e advertido sobre os efeitos da medida protetiva e seu descumprimento. Contudo, logo após sair da delegacia, ele encontrou com a vítima em uma mercearia e a ameaçou novamente. A mulher acionou a Polícia Civil, novamente pelo Chame a Frida, e imediatamente a equipe da Deam compareceu ao local e efetuou a prisão.

Chame a Frida

A ferramenta consiste em um chatbot, que utiliza o aplicativo WhatsApp, para atender de forma imediata às solicitações de vítimas de violência por meio de mensagens pré-programadas. Na prática, a mulher inicia uma conversa e, de forma automática, são realizados o acolhimento e o esclarecimento das principais dúvidas. A atendente virtual Frida ainda pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar serviços disponíveis.

Por meio do chatbot também é possível agendar horário para comparecimento a uma unidade policial, programar a realização do exame de corpo de delito, obter informações sobre a Lei Maria da Penha e medidas necessárias em caso de violência, além de orientações acerca de procedimentos legais e de proteção. Sempre que necessário, a mulher é direcionada para falar diretamente com um policial civil. É um serviço 24 horas, fácil, rápido e discreto, tornando Minas Gerais pioneira no atendimento virtual ininterrupto por aplicativo. Em reconhecimento à sua relevância no combate à violência contra mulher, com resultados concretos, o “Chame a Frida” foi institucionalizado em 4 de maio de 2022, pela Lei nº 24.055, passando a compor a Lei 22.256/2022, que institui a política de atendimento à mulher vítima de violência no estado de Minas Gerais.

O objetivo da implantação do projeto “Chame a Frida” é facilitar a comunicação entre mulheres em situação de violência e a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio desse primeiro contato com as vítimas. O projeto oferece a ferramenta por meio da qual será possível agendar atendimento na delegacia.

Fonte: Ascom PCMG

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais