Hemocentro interrompe coleta de sangue e suspende cirurgias em clínicas e hospitais da região

O Hemocentro de Patos de Minas interrompeu suas atividades esta semana e deixou de fazer a coleta e a distribuição de sangue para hospitais e clínicas particulares.

Hemocentro de Patos de Minas.

Os pacientes que aguardam na fila por uma cirurgia e mesmo aqueles com convênios ou com dinheiro para pagar terão que esperar um pouco mais.  O Hemocentro de Patos de Minas interrompeu suas atividades esta semana e deixou de fazer a coleta e a distribuição de sangue para hospitais e clínicas particulares.

O fechamento do Hemocentro de Patos de Minas é provocado pela falta de um profissional médico para assumir o cargo de responsável técnico do Hemonúcleo, que é uma exigência da Portaria 158 do Ministério da Saúde. Sem esse profissional não é possível funcionar qualquer unidade hemoterápica no país.

Em nota, a Fundação Hemominas esclareceu que tem feito reiterados processos seletivos para o cargo, sem, no entanto, conseguir despertar o interesse e adesão de profissionais da região. “A Fundação Hemominas está em linha direta com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas e a Secretaria de Estado de Saúde, porém a solução não depende diretamente dessas instâncias, mas na identificação de profissional para assumir o cargo de responsabilidade técnica local”, esclarece a direção da unidade.

“A Diretoria Técnico-Científica da Fundação Hemominas esclarece que as cirurgias de urgência serão supridas por hemocomponentes disponibilizados pelo Hemocentro de Uberlândia, uma vez que a Fundação trabalha e administra os estoques em rede estadual. No entanto, alerta aos hospitais e clínicas conveniadas que as cirurgias eletivas devem ser suspensas até que a recomposição do quadro de responsabilidade técnica seja efetivada”, diz a nota da Fundação.

A Unidade da Fundação Hemominas de Patos de Minas conta com cerca de 800 doadores por mês e atende hospitais e clínicas de 33 municípios do Alto Parnaíba e Noroeste Mineiro, fornecendo sangue, hemoderivados e atendimento a pacientes. “Os pacientes de coagulopatias, hemoglobinopatias e para procedimentos transfusionais de Patos de Minas serão encaminhados para atendimentos dentro da rede municipal do Sistema Único de Saúde”, conclui a Fundação Hemominas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais