Grupo de Trabalho realiza reunião para tratar da valorização dos trabalhadores da Educação

Transparência, reestruturação da carreira e necessidade de projetos para formação continuada dos professores foram os pontos de consenso

Governo e representantes de entidades sindicais participaram nessa terça-feira (27), no Palácio Tiradentes, da primeira reunião do Grupo de Trabalho criado para discutir a valorização dos servidores da Educação. A ação faz parte do compromisso assumido pelo governador Fernando Pimentel de estabelecer um espaço de diálogo amplo e permanente com os educadores mineiros, servidores estaduais e com a sociedade.

O secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, responsável pela coordenação dos trabalhos, afirmou que o encontro foi importante, uma vez que definiu a linha de ação a ser adotada pelo Grupo. Além de dar mais transparência às iniciativas, o Governo irá incluir os aposentados no plano de reestruturação da carreira, que atingirá não só o magistério, mas os demais cargos da Educação. Outro consenso é a necessidade de projetos de formação continuada dos professores. Segundo Magalhães, na próxima reunião, marcada para semana que vem, outros pontos serão debatidos. “Foi um encontro muito promissor”, disse o secretário.

A presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), Beatriz Cerqueira, também ficou satisfeita com o primeiro encontro da equipe. “No nosso ponto de vista, o balanço é positivo, porque as questões que trouxemos foram acatadas”, afirmou. Para Beatriz, o desafio do Grupo de Trabalho é ser ágil para apresentar resultados. Instituído pelo Decreto 46.709, de 14 de janeiro último, o Grupo de Trabalho tem prazo de 90 dias para funcionar. “É importante que a comissão tenha agilidade e apresente resultados rapidamente. A categoria e a sociedade aguardam ansiosamente que os seus trabalhadores da educação sejam valorizados”, completou.

Para a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, a primeira reunião do Grupo foi importante porque inaugura um novo procedimento do Governo em relação aos trabalhadores da Educação. “Acho sempre positivo termos a possibilidade de dialogar, principalmente sobre a valorização do profissional, que passa por se pensar a carreira dos profissionais, e não só daqueles que estão na ativa, mas também dos aposentados e esse é um ponto importante que foi firmado aqui”, concluiu.

O Grupo de Trabalho é composto pelos secretários Odair Cunha (Governo), Macaé Evaristo (Educação), Marco Antônio Rezende (Casa Civil e de Relações Institucionais) e Helvécio Magalhães (Planejamento) e pelo presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Paulo Moura. As entidades de classe são representadas pelo Sindi-UTE e pela Associação de Diretores das Escolas Oficiais de Minas Gerais (ADEOMG).

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais