Governo venezuelano e oposição voltarão à Noruega para conversas

A Noruega informou que representantes do governo venezuelano e da oposição retornarão a Oslo depois de uma rodada preliminar de reuniões.

A Noruega informou que representantes do governo venezuelano e da oposição retornarão a Oslo depois de uma rodada preliminar de reuniões sobre como abordar a crise política do país.

“Anunciamos que representantes dos principais atores políticos da Venezuela decidiram voltar a Oslo, na próxima semana, para continuar o processo facilitado pela Noruega”, afirmou o Ministério de Relações Exteriores do país escandinavo, em um comunicado nesse sábado (25).

“Reiteramos nosso compromisso com o apoio contínuo à busca por uma solução acordada entre as partes na Venezuela.”

A Venezuela vive um agravamento da crise política este ano, depois que o líder de oposição, Juan Guaidó, evocou a Constituição para autoproclamar-se presidente interino, chamando a reeleição do presidente Nicolás Maduro, em 2018, de fraude.

Mais de 50 países, incluindo os Estados Unidos e muitos membros da União Europeia, agora consideram Guaidó o líder legítimo da Venezuela.

Maduro, que mantém controle das instituições estatais em meio a um derretimento econômico, hiperinflação e crise humanitária, chama Guaidó de marionete de Washington.

O Ministério da Informação da Venezuela não respondeu imediatamente ao pedido de um comentário. A equipe de imprensa de Guaidó afirmou que comentaria em breve.

O governista Partido Socialista endossou as conversas, mas simpatizantes da oposição permanecem céticos, argumentando que Maduro já usou o diálogo como tática para enrolar manter o seu poder, enquanto os padrões de vida caem constantemente no país rico em petróleo.

Na semana passada, o parlamentar de oposição Stalin González e dois conselheiros representaram Guaidó, enquanto o ministro da Informação venezuelano, Jorge Rodríguez, e o governador do Estado de Miranda, Héctor Rodríguez, foram a Oslo em nome do governo.

Os dois lados reuniram-se separadamente com mediadores noruegueses, mas não houve conversas cara a cara entre governo e representantes da oposição, disse González à imprensa local.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais

Bazar de Santo Antônio reúne mais de 10.000 itens com preço baixo, nesta quinta-feira

Veja mais

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais