Força-tarefa anuncia reforço no atendimento e mais rigor na fiscalização em Coromandel

Equipes ficarão em Coromandel por 48 horas

Para reforçar as ações de enfrentamento à covid-19 em Coromandel e Uberlândia, o Governo de Minas enviou, nesta terça-feira (16/2), uma força-tarefa com profissionais da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), médico infectologista e paliativista do hospital Eduardo de Menezes da Rede Fhemig e equipe de saúde da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Em Coromandel, o secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, irá visitar a Santa Casa de Misericórida de Coromandel e, em Uberlândia, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. “O nosso objetivo é ajudar no que for preciso, tanto na organização da regulação, do fluxo de pacientes, quanto na estruturação da assistência”, explica o secretário. Em seguida, a equipe irá para Uberlândia, sede da macrorregião Triângulo Norte, “para avaliar as medidas necessárias de isolamento social, ampliação da capacidade assistencial do número de leitos, e o que se fizer necessário”, disse.

Com a ida da equipe técnica, a SES-MG pretende também avaliar as medidas de biossegurança e manejo clínico dos pacientes. “Esperamos poder ajudar as equipes de saúde municipal e regional na melhoria dos processos de contenção de crise local”, relata a médica infectologista do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs Minas), Tânia Marcial.

Polícia Militar

Uma equipe de apoio assistencial e de planejamento da Polícia Militar, com médicos intensivista (1) e infectologista (1), enfermeiros (2), fisioterapeutas (2) e técnico de enfermagem chegaram à Coromandel nesta terça-feira (16/2). A equipe irá permanecer na cidade por 48 horas, sendo substituída por outra até a estabilização da crise

Além do apoio assistencial, a Polícia Militar também irá reforçar a fiscalização na cidade, já que no dia 15/2, a Prefeitura de Coromandel decretou “restrição provisória da circulação de pessoas” entre os dias 16 a 23/2, com barreira sanitária em todas as entradas e saídas do perímetro urbano da cidade, conforme informou o Coronel Eugênio

Valadares, Diretor de Saúde, “a Polícia Militar atuará, além da frente assistencial e de apoio técnico à gestão da crise na saúde local, em ações de preservação da ordem e garantia da lei, especialmente após decretar ‘quarentena’, apoiando o município com nossas guarnições e efetivo, orientando a população sobre a grave situação, auxiliando fiscalizações e eventualmente advertindo aqueles que insistirem em descumprir as medidas sanitárias”.

Ações Saúde

A SES-MG está agindo rapidamente para que nenhum paciente fique sem assistência médica. A equipe de Sistema Estadual de Regulação Assistencial transferiu, neste fim de semana (14/2), cinco pacientes das cidades de Coromandel e quatro de Monte Carmelo - ambas na macrorregião Triângulo Norte - para Divinópolis, na região Oeste do estado. Foram mobilizados médicos e enfermeiros para a assistência durante o transporte aeromédico, realizado em parceria com o Batalhão de Operações Aérea (BOA) do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, já estão no local para apoiar a operação uma equipe com pelo menos sete bombeiros. Para as transferências realizadas pelo BOA, são quatro militares com duas equipes médicas dos Samus de Belo Horizonte e de Uberaba, que contam com duas aeronaves do CBMMG à disposição.

As Centrais Regionais de Regulação Assistencial acompanham ininterruptamente as solicitações de vagas, avaliando as condições clínicas dos pacientes para a transferência. Outros atores da SES-MG, como a Subsecretaria de Vigilância em Saúde - por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Minas) - e a Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde, por meio da Coordenação Estadual do Serviço Móvel de Urgência, têm apoiado a operação. “Não mediremos esforços para que todo cidadão mineiro tenha atendimento. Mas peço à população que faça sua parte. A pandemia não acabou, portanto, as medidas preventivas devem ser seguidas. Fique em casa sempre que possível”, afirma o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais