Governo de Minas endurece as regras para proteger o meio ambiente.

Aécio Neves assinou uma série de medidas que vão tornar a legislação ambiental de Minas Gerais na mais rigorosa do país.

O governador Aécio Neves assinou, nesta quarta-feira (13), uma série de medidas com o intuito de transformar a legislação ambiental de Minas Gerais na mais rigorosa do país. A assinatura aconteceu durante a 3ª Reunião do Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas. Entre as medidas estão alterações rigorosas na Lei Florestal Estadual e ações de impacto no setor sucroalcooleiro, rodoviário, agropecuário, produção de energias renováveis e proteção das florestas nativas de Minas Gerais e da Amazônia.

Rigor contra desmatamento

Na abertura do Fórum, o governador anunciou o envio, à Assembléia Legislativa, de projeto de lei alterando a Lei Florestal em vigor em Minas. O objetivo é modificar os limites de consumo para acabar com o desmatamento das florestas mineiras, rastrear o transporte de produtos florestais e instituir o uso obrigatório, pelos órgãos estaduais, somente de madeira de origem legal.

Cana de açúcar

Os critérios para as queimadas nos plantios de cana-de-açúcar também passam a ser mais rigorosos. Minas passa a adotar regras mais restritivas do que as normas previstas no decreto federal que trata do tema. A queima da palha da cana-de-açúcar é um dos principais responsáveis pela emissão de gás carbônico na atmosfera.

Estradas

Outra importante medida tomada pelo governador são as ações de recuperação e preservação das margens das estradas mineiras sob jurisdição do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-MG) e das nascentes nas suas proximidades. Pelo acordo assinado, faixas de 100 metros localizados à esquerda e à direita das rodovias serão os locais onde serão realizadas as ações de preservação.

Bolsa verde

O Governo do Estado também instituiu o Bolsa Verde, instrumento que amplia e incentiva a participação de pequenos produtores rurais no trabalho de conservação do patrimônio natural mineiro. Pela lei sancionada, o Estado concederá incentivos financeiros e fiscais aos pequenos produtores rurais (propriedades até 50 hectares) que conservarem matas nativas e mananciais.

Últimas Notícias

Carro inicia conversão e é atingido por motociclista que fazia ultrapassagem, em Patos de Minas

Veja mais

Moradores usam sacolinhas plásticas para sinalizar fiação caída em via de Patos de Minas

Veja mais

Empresário discute com a esposa e acaba preso após ameaçar invadir festa com caminhonete

Veja mais

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Desentendimento entre vizinhos termina em briga generalizada em Patos de Minas

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais