Governo de Minas assume readequação do Aeroporto de Patos de Minas
O Estado vai assumir as responsabilidades pela readequação do Aeroporto Municipal de Patos de Minas.
O Aeroporto Municipal de Patos de Minas está prestes a perder a capacidade de receber voos comerciais. A empresa que faz a única linha para Belo Horizonte já anunciou que permanecerá operando apenas até o dia 29 deste mês. A própria ANAC teria proibido a companhia de pousar na cidade. A notícia deixou as lideranças do município preocupadas. A prefeita Beia Savassi foi à Brasília e nessa terça-feira (14) participou dessa audiência em Belo Horizonte.
O resultado do encontro foi positivo. O Governo do Estado prometeu adquirir o caminhão contra incêndio exigido pela ANAC, que tem sido o principal entrave para a formação da Brigada de Incêndio exigida pela Agência Nacional de Aviação. O Governo de Minas também propôs a realização de um Termo de Ajustamento de Conduta para que o Aeroporto Municipal de Patos de Minas receba as melhorias.
Entre as exigências da ANAC está a aquisição de novos móveis, instalação de painel de aviso para os passageiros, uma lanchonete, treinamento dos funcionários, ampliação da estação de passageiros e a instalação da Brigada de Incêndio, que é o mais difícil. O caminhão de combate a incêndio exigido pela Agência custa mais de R$ 1 milhão.
Os representantes da ANAC não informaram se vão estender o prazo para a adequação do Aeroporto. Uma nova reunião com representantes do Governo de Minas deverá ser realizada nos próximos dias em Brasília para decidir se o Aeroporto continuará ou não funcionando até que as melhorias sejam feitas.
Autor: Maurício Rocha