Governador entrega obras de restauração e inaugura o Museu de Patos de Minas

Acompanhado de autoridades, ele chegou ao Teatro Municipal por volta das 18h30.


O Governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, a prefeita, Béia Savassi, o Secretário de Agricultura e a Secretária de Cultura descerraram a placa.
O Governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia, entregou no início da noite desta terça-feira (07) as obras de restauração da Casa de Olegário Maciel e inaugurou o Museu da Cidade de Patos de Minas. Acompanhado de autoridades, ele chegou ao Teatro Municipal por volta das 18h30 e foi recebido pela banda da 10ª RPM e do Coral Vozes.

O governador chegou à cidade por volta das 17h e veio acompanhado do Secretário de agricultura Elmiro Nascimento, da Secretária de Cultura Eliane Parreira, e do vice-presidente da Cemig Arlindo Porto. Autoridades de outras regiões também vieram até a cidade para receber o governador.

Com o Teatro Municipal repleto de autoridades e alunos de escolas públicas, Anastasia ouviu o Hino Nacional e depois assistiu a uma bela apresentação do Coral Vozes do Conservatório Municipal. Regido pelo maestro Sérgio Cunha, a apresentação arrancou elogios do governador.

Após descerrar a placa, juntamente com o governador, a secretária de cultura e o secretário de agricultura, a prefeita Béia Savassi leu a história política do Presidente Olegário Maciel para os presentes. O governador que à frente da foto do Coreto de Patos de Minas informou que foi onde fez seu primeiro discurso político então discursou oficialmente.

Ele reverenciou o Presidente do Estado Olegário Maciel contando que o político conduziu as coisas públicas com esmero e ressaltou a importância da inauguração do museu que serve para guardar e valorizar a história da cidade e de toda a região. “Quem não conhece seu passado não pode interpretar seu presente, nem planejar seu futuro”, argumentou.

Museu de Patos de Minas (MuP)

Construída na década de 1910, a Casa onde funcionará o MuP pertenceu ao presidente do Estado de Minas Gerais, Olegário Dias Maciel, entre 1930 e 1933, ano de seu falecimento. O imóvel foi adquirido pela prefeitura em 1986 para servir de equipamento cultural e possibilitar a criação do museu, tornando-se referência regional para o Alto Paranaíba e Noroeste de Minas nas áreas da cultura, difusão cultural, patrimônio cultural e museologia. O governo de Minas investiu R$307 mil nas obras, por meio do fundo Estadual de Cultura.

Tombada pelo município em 1997, esteve fechada desde 2004. A partir da inauguração, no local serão expostos materiais arqueológicos, como uma urna funerária de 3 mil anos, documentos, arquivos, imagens e fotografias da família de Olegário Maciel, obras de arte e diversos objetos que marcaram a história da cidade e região. O museu poderá ser visitado a partir desta quarta-feira (08).

Autor: Farley Júnio

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais