Golpistas continuam inventando formas de ludibriar as pessoas e o Whatsapp é o alvo da vez

Pelo aplicativo whatsapp, a situação continua se repetindo e é preciso que as pessoas fiquem em alerta.

A interatividade por meio dos dispositivos digitais vem crescendo a cada dia e isso tem chamado a atenção dos golpistas. Fraudes através de aplicativos, e-mails ou redes sociais não param de acontecer. Pelo aplicativo whatsapp, a situação continua se repetindo e é preciso que as pessoas fiquem em alerta.

No golpe pelo Whatsapp, os criminosos entram em contato com a vítima, se passando por uma pessoa conhecida ou um órgão público, do Ministério Público da Saúde, como é o caso dessa tentativa de golpe, e pedem o número de protocolo que teria sido enviado por SMS para o celular da vítima.

No entanto, esse suposto número de protocolo é, na verdade, o código do próprio Whastapp e, caso a vítima o publique, o criminoso conseguirá clonar o mensageiro e assim passar a aplicar golpes como se fosse a própria vítima. É importante que as pessoas nunca enviem esse número para outras pessoas.

Nesse caso citado, o alvo do golpista percebeu o crime e não repassou o código. Muitas pessoas já caíram na armadilha. As autoridades alertam as pessoas a sempre ficarem atentas com quem conversam nos mais diversos meios digitais. Os criminosos vêm se reinventando e, dos clássicos golpes do bilhete premiado ou do achado, passado a usar a internet como meio de obtenção de lucros fraudulentos.

Últimas Notícias

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais

Após agressão de garoto à mãe, psicóloga orienta pais como controlar uso da internet pelos filhos

Veja mais