Gastem com educação, não com armas, diz papa em mensagem de paz anual

Mensagem para 1º de janeiro, Dia Mundial da Paz, foi divulgada hoje

Em sua mensagem de paz anual, o papa Francisco isse que as nações deveriam direcionar o dinheiro gasto com armamentos para a educação, denunciando os gastos militares crescentes às custas de serviços sociais.

Na mensagem divulgada nesta terça-feira (21) para o dia 1º de janeiro, o Dia Mundial da Paz da Igreja Católica, Francisco também pediu um equilíbrio maior entre uma economia de livre mercado e a necessidade de ajudar os necessitados e proteger o meio ambiente.

Ele dedicou cerca de um terço da mensagem de quatro páginas à educação, dizendo que houve uma "redução significativa" nos gastos com educação e treinamento em todo o mundo, enquanto os dispêndios militares aumentaram acima dos níveis do final da Guerra Fria e "parece certo que crescerão exorbitantemente".

Ele não informou nenhuma fonte das estatísticas.

"Está mais do que na hora, então, de os governos desenvolverem políticas econômicas que visem inverter a proporção de fundos públicos gastos com educação e com armamentos", disse ele na mensagem, que é enviada a chefes de Estado e a organizações internacionais.

"A busca de um processo genuíno de desarmamento internacional só pode se mostrar benéfica para o desenvolvimento de povos e nações, liberando recursos financeiros melhor usados para saúde, escolas, infraestrutura, cuidados com a terra e assim por diante", disse ele.

As proporções de gastos militares e de educação variam entre países, mas posições sobre o que aumentar e o que cortar costumam seguir ideologias partidárias.

Fonte: Agência Brasil / Reuters

Últimas Notícias

Homem assalta padaria e foge em garupa de motocicleta com comparsa, no bairro Nova Floresta

Veja mais

Moradora consegue controlar fogo e precisa ser socorrida por inalar fumaça tóxica, em Patos de Minas

Veja mais

Rio Paranaíba sobe rápido e já começa a invadir chácaras em localidades mais baixas

Veja mais

Criminosos invadem residência, agridem morador e saem sem levar nada, em Patos de Minas

Veja mais

Dezenas de pessoas trabalham nos preparativos finais para o Réveillon Viva 2025, veja

Veja mais

Pintores cobram pagamento atrasado e acionam PM no Ministério da Agricultura, em Patos de Minas

Veja mais