Garoto vive abandonado no meio do lixo em casa no centro de Patos de minas

O menino apresenta problemas psicológicos e está praticamente abandonado no casarão tomado pelo lixo.


As conselheiras tutelares levaram o adolescente para o Ministério Público.

O drama vivido por um garoto de apenas 14 anos está chamando a atenção de quem passa pela rua Agenor Maciel. O menino apresenta problemas psicológicos e está praticamente abandonado no casarão tomado pelo lixo. Os familiares do adolescente também apresentam problemas psicológicos semelhantes e não conseguem cuidar do adolescente.

O garoto é portador da Síndrome de Diógenes. A doença faz com que a pessoa se isole em casa, abandonando o convívio social e abra mão da higiene pessoal, acumulando grandes quantidades de lixo dentro da própria casa. Os vizinhos que tiveram acesso ao imóvel afirmam que todos os cômodos estão ocupados  e que, em alguns pontos, o lixo acumulado ultrapassa 1,5m de altura.

Familiares do menino, segundo os vizinhos, também sofrem com a Síndrome de Diógenes . Os problemas psicológicos teriam feito com que eles abandonassem o garoto. Ele passa os dias em meio à montanha de lixo, sobrevivendo da ajuda das pessoas. A comida dele é doada pelos vizinhos. E a situação é realmente preocupante.

Alexandre Donato, que trabalha bem em frente, disse que o garoto parou de estudar. “Tem pelo menos um mês que eu não vejo ele ir para a escola”, afirma. O garoto também reclama que não está dormindo direito. “Ele diz que ouve  barulhos”, diz o comerciante Ilídio de Souza Neto que suspeita que o incômodo é provocado pelos ratos.

Além da grande quantidade de lixo, a casa também está com o vaso entupido, falta água e o mau cheiro é insuportável. “A gente teme que algo de mais grave aconteça, que ele seja picado por um escorpião, sozinho aí dentro, ele pode até morrer”, questiona Alexandre. Os vizinhos levaram o caso às autoridades e acionaram a imprensa.

Na tarde desta terça-feira (06) conselheiras tutelares foram até a casa e levaram o adolescente para o Ministério Público. O promotor Jaques Souto pediu informações e laudos técnicos e entrou com uma ação judicial pedindo a internação do adolescente. “A gente espera que esta decisão saia o mais rápido para que possa livrar o menino dessa situação”, concluiu o promotor.


Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Senhor de 82 anos com Alzheimer, desaparecido há mais de 2 dias, é encontrado com vida em Patos de Minas

Veja mais

Patos de Minas ultrapassa 170 mil habitantes, aponta IBGE; veja outras cidades da região

Veja mais

Motociclista fica ferido após bater em cachorro que atravessou rua no Jardim Quebec, em Patos de Minas

Veja mais

Prefeitura divulga programação de setembro do programa Farmácia no Bairro em Patos de Minas

Veja mais

Penúltimo mutirão de vacinação antirrábica acontece neste sábado em Patos de Minas; veja locais

Veja mais

Homem é preso após tentar agarrar mulher à força, brigar com outro indivíduo e ameaçar policiais

Veja mais