Fux proíbe destruição de mensagens hackeadas e determina que fiquem sob a guarda do STF

A interferência de Moro, que mostrou ter informações sobre uma investigação que corre em sigilo de Justiça, foi bastante criticada.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux concedeu liminar nesta quinta-feira determinando que as mensagens de aplicativos de celular apreendidas com os hackers que teriam invadido celulares de autoridades sejam preservadas e que sejam remetidas, assim como uma cópia do processo, ao STF.

Na semana passada, depois da operação da Polícia Federal que prendeu quatro pessoas apontadas como responsáveis pelas invasões, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, procurou autoridades que também teriam sido hackeadas —entre elas o presidente Jair Bolsonaro— para informar do risco e, pelo menos ao presidente do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, teria dito que as mensagens seriam destruídas.

A interferência do ministro, que mostrou ter informações sobre uma investigação que corre em sigilo de Justiça, foi bastante criticada. A liminar do ministro responde a uma medida cautelar impetrava pelo PT, pedindo o resguardo das mensagens.

Na decisão, Fux admite o risco de que a destruição das mensagens, consideradas como provas no caso e que também podem ser usadas pela defesa de réus citados em investigações, possa causar dano irreparável.

“Somente após o exercício aprofundado da cognição pelo colegiado será eventualmente possível a inutilizarão da prova por decisão judicial”, escreveu.

A decisão do ministro, liminar, precisa ser ratificada em plenário da Corte, mas vale até lá.

Últimas Notícias

Após flagrante de idoso de 75 anos transportando drogas, PM apreende grande quantidade de maconha

Veja mais

Cartório Eleitoral de Patos de Minas faz plantão no final de semana para regularização de títulos

Veja mais

Mamoré marca aos 53 minutos do segundo tempo e estreia com vitória fora de casa no Módulo II

Veja mais

Sindicato Rural lança Rodeio Fenamilho com dois carros zero em prêmios e muitas novidades

Veja mais

Mesmo baleado e perseguido por atiradores, jovem consegue fugir e buscar socorro em Patos de Minas

Veja mais

Homem cobra dívida de jovem por aluguel de bicicleta e é esfaqueado em bar, no centro de Varjão de Minas

Veja mais